Cozinha

Banana e damasco: as frutas da vez!

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

A descoberta de que a banana dá sustenção aos pratos e o damasco adoça trouxe frescor às receitas

Banana e damasco: as frutas da vez!

A culinária é o céu em nossa casa, tamanha infinitude de possibilidades que temos à mão. Todos os dias, no mundo todo, as pessoas testam ou esbarram ao acaso com misturas de alimentos para variar o sabor dos pratos. Ou para substituir ingredientes que o organismo humano não digere muito bem.

A banana tem sido um desses ingredientes. O damasco é outro. Ambos estão sendo usados no lugar de açúcar (caso do damasco) ou para sabor e sustentação de algumas receitas, caso da banana.

A banana vira, por exemplo, sorvete, e assim evita-se o uso de leite. O sorvete de banana adoçado com damasco virou um hit assim como o creme de banana também adoçado com damasco, que serve de recheio para minitortinhas.

A banana também vai bem na panqueca ou no bolo, reduzindo o uso de farinha de trigo e também de açúcar.

Para transformar o damasco num poderoso adoçante, o indicado é ferver a fruta seca com água até que ele se transforme em geleia. A quantidade aqui faz a diferença. Não adianta fazer com poucos damascos.

Para não exagerar no excesso de açúcar da fruta, afinal são duas frutas juntas, sempre que possível, acrescente na receita alguma castanha (de caju, do pará, amêndoas, etc) como você desejar.

E, claro, que ninguém é obrigado a comer o que não gosta. Então, se você não curte damasco, não use. Simples assim. Não é porque é tendência, que temos de aderir.

Você descobriu alguma novidade na cozinha entre ingredientes absolutamente comuns? Compartilhe aqui com a gente!

Um beijo,

Patricia

(Imagem: Arquivo pessoal)