Cozinha

Comidinhas deliciosas de filmes Disney e uma torta de maçã especial

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Que tal chamar os pequenos para um programa duplo: assistir a uma animação e, depois, cozinhar?

Comidinhas deliciosas de filmes Disney e uma torta de maçã especial

Não foi só o delicioso e sensível Ratatouille que levou para as telas um pouco de gastronomia. Vários outros desenhos da Disney têm sugestões de comidinhas inseridas no meio na trama.

Então, que tal convidar seu pequeno de paladar restrito para um programa duplo bem gostoso? 

Primeiro, assistir a um filme com cenas de pratos ou refeições e, depois, combinar com a criança de ir para a cozinhar e reproduzir o prato e, quem sabe, até a cena do filme? 

Deixo aqui três animações que têm sugestões de dar água na boca, além de ensinar uma receita da torta de maçã que a Branca de Neve faz para os Sete Anões.

1. A Dama e o Vagabundo

Este filme fofo tem a clássica cena da Dama e o Vagabundo comendo uma deliciosa macarronada com almôndega. Como nem a receita do molho nem a da almôndega aparecem, você pode fazer o molho do seu jeito, incluindo alguns legumes, e dizer que todos eles devem estar na receita e que, por isso, os personagens comem tudo, com muita vontade e felicidade. 

O molho de tomate pode ter também beterrabas e cenouras, além de cebola, alho, aipo e sal. Para as almôndegas, sugiro incluir abobrinha crua ralada, como a dessa receita de almôndegas de carne com legumes ou fazer uma totalmente diferente, como a dessa receita de almôndegas vegetarianas. Quando o prato estiver pronto, permita que o filho coma o macarrão igual ao Vagabundo. Prepara-se para a pequena sujeira.

2. A Princesa e o Sapo

O pai de Tiana, a princesa dessa linda animação, era um homem de bom coração. Mesmo muito pobre, fazia uma sopa fantástica, com a ajuda da filha, e distribuía para os vizinhos. A sugestão é chamar o filho pequeno para vocês cozinharem uma sopa também, como no filme, e convidar os vizinhos mais próximos para saborear o prato? Miguel amou a sopa de abóbora e tudo que tinha em nossa geladeira (até pescoço de galinha!). Quem sabe essa receita também não conquista o paladar do seu pequeno?

E aqui um trecho da animação A Princesa e o Sapo:

3. Branca de Neve e os Sete Anões

A delicada princesa consegue conquistar o coração dos anões ao contar que sabe fazer boas tortas e pudins. Com a ajuda dos amigos da floresta - os animais -, a princesa prepara a mais deliciosa torta de maçã para Zangado, que faz aniversário, e também para todos os outros acolhedores anfitriões.

Vou deixar a receita da torta de maçã para fazer com os filhos. É uma variação da apple pie, da Virginia Klie, do livro "Not Just Hamburgers!". Fica deliciosa! Por aqui, fez um incrível sucesso.

A apple pie é uma sobremesa clássica nos Estados Unidos. Diferente do strudel de maçã, de origem alemã, a massa da torta americana não é folhada e o recheio tem creme. Eu usei uma massa de torta pronta, que é muito fácil de achar - comprei no supermercado de bairro. Depois de assistir à Branca de Neve, leve as crianças para a cozinha para assar essa deliciosa sobremesa.

Beijos,
Patrícia

(Imagem e vídeos: Acervo Disney)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisa de:
Ingredients Group 1 List: 

Massa de torta pronta (não pode ser folhada): 1 unidade de 400 g

Maçã: 4 unidades grandes (o do tipo ideal é a red delicious), descascadas e fatiadas

Farinha de trigo: 2 colheres (sopa)

Manteiga (em temperatura ambiente): 2 colheres (sopa)

Baunilha: 2 colheres (chá)

Açúcar: 3/4 de xícara (chá)

Creme de leite: 1 xícara (chá) -tanto faz ser o fresco, de caixinha ou de lata

Ovo: 2 unidades

Sal: 1 pitada

Step to step: 
Modo de preparo
1
Preaqueça o forno a 200 ºC. Abra a massa como indicado na embalagem. Deixe-a fina (mas não muito).
2
Forre uma forma de torta com uma parte da massa. Meça o tamanho correto com a ajuda da forma. Coloque a forma de boca para baixo sobre a massa e corte o círculo, deixando uma folga de 0,5 cm para que a massa fique também nas laterais. Vai sobrar uma pedaço de massa. Guarde-a embrulhada num filme-plástico porque você pode usar essa sobra para cobrir a torta. Coloque as maçãs fatiadas.
3
Em uma tigela, misture farinha de trigo e a manteiga até formar uma espécie de farofa. Acrescente a baunilha, o açúcar, o ovo, o creme de leite e o sal. Misture bem até ficar um creme liso.
4
Despeje esse creme na torta.
5
Abra a massa que sobrou, coloque sobre as maçãs. Feche muito bem as laterais. Faça um corte no centro da massa para o calor sair enquanto estiver assando. Se quiser, pincele a massa com ovo.
6
Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que esteja dourada. Sirva acompanhada de uma bela bola de sorvete ou de chantili fresco.
7
Opcionais: você pode acrescentar, no recheio, nozes picadas ou uva-passa. Você pode também trocar o açúcar branco pelo mascavo e incluir pitadas de cravo e canela em pó.