Cozinha

Como incluir quinoa na dieta familiar

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Algumas sugestões de consumo de um dos grãos mais saudáveis

Como incluir quinoa na dieta familiar

Quinoa é um grão excelente e muito fácil de ser preparado. Da mesma família que o feijão, ervilha e grão-de-bico, a quinoa tem bastante proteína vegetal.

É considerada um alimento essencial na dieta dos nossos filhos.

Versátil, dá para ser incluída nas refeições de diversas maneiras, fria ou quente, sozinha ou com muitos acompanhamentos.

De sabor suave, combina com tudo: doce ou salgado. Eu não gosto de comer só a quinoa, porque tem um sabor bem neutro, o que é ótimo para as crianças, que normalmente reclamam de qualquer novidade no prato. Mas ao ser misturado com qualquer alimento, o grão fica fantástico!

Gosto da quinoa mais "sequinha", mas ela também é consumida como mingau, no iogurte e no hambúguer.

A quinoa cozinha muito rápido e de maneira fácil. Para 1 xícara (chá) de quinoa crua, você precisa de 2 xícaras (chá) de água.

Cozinhe até o grão "abrir" e os anéis aparecerem e tudo ficar bem macio quando colocado na boca. Cozinhe sem tempero.

Eu costumo servir a quinoa (sempre cozida) nas seguintes maneiras:

1 - Na salada

Ela pode ser misturada com o quê você desejar. Acrescente pepino, cebola, tomate, salsinha, cenoura ralada, uva-passa. Tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino, limão. Também pode ser misturada com frango desfiado, cenoura ralada e o que mais a sua família gostar.

2 - Acompanhando o arroz

Numa panela, aqueça o azeite, refogue a cebola, a salsinha, acrescente uma pequena porção de alguma castanha (caju, amêndoa, do pará) triturada. Por último, coloque a quinoa e deixe fritar por 2 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva, em seguida, com arroz e alguma proteína animal, se desejar.

3 - No tabule

O tabule tradicional é feito com triguilho, um trigo usado na culinária árabe e o mesmo para fazer quibe. Mas você pode substituí-lo pela quinoa e temperar da mesma forma que a refrescante salada oriental.

4 - Em muffins

Acrescente à sua tradicional receita de muffins, doce ou salgado, 1/2 xícara (chá) de quinoa cozida. O ideal é acrescentar com os ingredientes úmidos.

Essas são as maneiras que costumo adotar esse grão tão formidável por aqui, para enriquecer a alimentação dos meus filhos, dois seres bem resistentes a novidades saudáveis.

Beijos,

Patrícia

(Foto: Getty Images)