Cozinha

Mães, anotem suas receitas em um caderno​!

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Desculpe ser imperativa na minha sugestão, mas guardar o modo de fazer dos pratos é também registrar a memória da família

Mães, anotem suas receitas em um caderno​!

Pesquisando sobre a origem dos cadernos de receitas, me deparei com um fato maravilhoso: anotar receitas num caderno, que ficará guardado nas gavetas da cozinha, é muito mais do que registrar o modo de fazer de um delicioso prato. É muito mais do que tentar prender, nas folhas de papel, a alquimia de ingredientes que fizeram filhos e toda familiares felizes aos saborearem a mistura.

Anotar as receitas no caderno é registrar a memória da família e, quem sabe, anos mais tarde, esse instante tão saboroso ser resgatado com doçura e saudade.

Eu já nutria a desconfiança de que essas páginas impregnadas de cheiros, ingredientes e letras eram um precioso tesouro de memórias quando escrevi uma reportagem para uma revista da Trip Editora sobre o carinho que as pessoas têm com seus cadernos receitas.

Levantei histórias emocionantes como a de uma mãe que, antes de falecer, deu para a única filha o que considerava ser o objeto mais precioso e importante: o caderno de receitas, escrito à mão, durante décadas.

A mãe teve tempo de fazer uma dedicatória à filha, que lembrava praticamente de todas as receitas ali anotadas, inclusive algumas que ela, filha, escreveu, quando era criança, com letra de quem está nos anos iniciais da alfabetização. Um objeto com tremenda força de resgatar momentos da vida familiar.

Por isso, sou imperativa ao pedir: mães, anotem, registrem em um caderno suas receitas. Indiquem data, anotem fonte, deixem marcadas as impressões que determinada receita deixou nos comensais, descrevem se é boa para festas ou para o dia a dia. Também permitam que os filhos participem dessas anotações.

E jamais joguem esse pedaço da história da sua família fora. Um dia vocês vão lamentar por isso, como eu lamentei ao descobrir que minha mãe tinha jogado o caderno de receita dela. :(

Beijos,
Patricia

(Foto: Arquivo pessoal)