Cozinha

Meu filho na cozinha 2: o bolo de chocolate!

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Por conta de um erro, o garoto conseguiu fazer o melhor bolo de chocolate do mundo

Meu filho na cozinha 2: o bolo de chocolate!

Miguel, meu filho caçula, de 10 anos, adora bolos. Ele me pede pra fazer um novo toda semana praticamente. Seus bolos preferidos são de cenoura e de chocolate. Nessa ordem. O garoto gosta tanto de bolo de cenoura que já pediu um desses de aniversário.

Por ser o "prato" preferido, não estranho que seja a primeira coisa que ele quis cozinhar sozinho. Não me deixou ficar sequer na cozinha para orientá-lo em algum detalhe. Pediu apenas para eu untar e enfarinhar a forma, de furo do meio, e que ele ainda não sabe fazer muito bem.

Para sua primeira experiência, ele se arriscou a fazer o delicioso Bolo Peteleco, da minha querida vizinha Simone Miletic, do blog Smiletic.

O que aconteceu foi que um detalhe nos ingredientes transformou o bolo, que já é delicioso, no melhor bolo de chocolate do mundo. (Sou mãe do cozinheiro e, portanto, com uma avaliação bem isenta. Hihihi!).

Na receita original, o bolo leva 1 xícara (chá) de chocolate em pó. Só que tínhamos cacau em pó. Quando se usa esse ingrediente, é preciso reduzir a medida à metade. Eu só lembrei disso quando o bolo já estava no forno. Miguel seguiu a receita direitinho.

Ao experimentar a massa, Miguel achou que estava um pouco amargo, decidiu aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Quando o bolo ficou no ponto, foi surpreendente. Denso, úmido, doce na medida. Fantástico! O bolo foi consumido tão rapidamente que quase não consegui fazer foto do prato.

Fica a receita abaixo para quem quiser experimentar também.

(Foto: Arquivo pessoal)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Farinha de trigo: 3 xícaras (chá)

Cacau em pó: 1 xícara (chá)

Açúcar: 2 xícaras (chá)

Fermento: 1/2 colher (chá)

Bicarbonato de sódio: 1/2 colher (chá)

Ovo: 2 unidades

Óleo: 1 xícara (chá)

Água fervendo: 2 xícaras (chá)

Step to step: 
Modo de preparo
1
Ligue o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio.
2
Junte os secos, peneire-os e reserve.
3
Junte numa tigela os ovos e o óleo. Misture bem e junte aos secos. Você vai perceber que ficará uma massa compacta, mas é importante misturar os ovos com toda a farinha para que o passo seguinte dê certo.
4
Acrescente, aos poucos, a água fervendo. Mexa. Coloque mais um pouco de água e mexa. Vá repetindo essa ação até terminar a água. Se os ovos não estiverem bem incorporados com a massa, nessa etapa corre-se o risco de eles cozinharem e apresentarem a aparência talhada. Leve ao forno. Asse por 40 minutos ou até a massa estar firme.