Cozinha

Quais comidinhas seu filho de 3, 4 ou 5 anos pode fazer na cozinha?

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Acredite, ele pode empanar frango, lavar e montar saladas, misturar cremes e molhos para a salada

Quais comidinhas seu filho de 3, 4 ou 5 anos pode fazer na cozinha?

Seu filho de 3, 4 ou 5 anos já frequenta a escola. Você tem ideia de quais atividades ele é capaz de fazer entre cadernos, lápis, tintas e as várias outras que os professores orientam?

Com certeza, ele mexe com massinha. Mistura massas de cores diferentes, modela. Cria esculturas com diversos materiais. Também, certamente, brinca em tanque de areia com pás e baldes, enchendo o segundo e manipulando com destreza o primeiro.

Agora, me diga rápido, sem pensar nem pestanejar: quais comidinhas seu filho de 3, 4 ou 5 anos é capaz de fazer na cozinha da sua casa?

As crianças podem fazer muito mais na cozinha do que a gente imagina a partir dos 3 anos.

Deixo aqui algumas sugestões de atividades que, a partir dessa idade, elas podem fazer. Claro, que vão precisar de ajuda para tudo, inclusive finalizar, porque se cansam e podem abandonar a função.

Vamos lá:

- Misturar massa de bolo, tanto na mão quanto na batedeira. Sim, elas podem e conseguem. Têm coordenação motora fina para jogar os ingredientes dentro das tigelas. Precisam, claro, da companhia dos adultos. 

- Empanar tiras de frango. Coloque um ovo batido e misturado com temperos (sal e pimenta) numa travessa. Num saco de fecho hermético, coloque a farinha de rosca. Mostre como os pedaços de frango devem ser "molhados" no ovo e, depois, jogados dentro do saco. Por fim, feche o saco e peça ao pequeno chef para "empanar" o frango, ou seja, chacoalhar o saco até os pedaços ficarem cobertos com a farinha de rosca. Peça para ele tirar os pedaços do saco e colocar em uma travessa, que será levada ao forno por você, mas com a ajuda dele.

- Montar uma linda salada. Separe folhas de verduras, tomate, cenoura, pepino, pimentões e dê a função de lavar todas as hortaliças igual se lava bonecas e bonecos - sem detergente, claro! Em seguida, é hora de cortar e arrumar tudo em uma travessa. Para cortar, os mais velhos, de 5 anos, já podem desempenhar a tarefa, desde que tenham uma grande supervisão do adulto. Que tal sugerir aos pequenos para montar a salada juntando os alimentos por cores?

- Fazer molhos e cremes é um atividade de risco para os menores, porque a agilidade não está assim tão fina e podem "voar" ingredientes pela cozinha toda. Mas é um desafio para testar a atenção deles. Os maiores já tiram essa atividade de letra. Peça para misturarem azeite, suco de 1/2 limão e 1 colher (chá) de mostarda e "bater" com um garfo até virar um creme. 

- Bater marshmallow para fazer suspiros. Esse é bem fácil. Peça para o minichef misturar 1 clara (que você já deixou separada) com 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro. Ligue a batedeira, primeiramente na velocidade baixa, para misturar os ingredientes, e depois na velocidade alta, para transformá-los em marshmallow.

Além de fazer todas essas atividades, seu filho é capaz de se servir sozinho. Afinal, cabe aos pais determinarem a hora e o cardápio. Mas é direito do seu filho colocar no prato a quantidade de comida que ele deseja.

Quanto mais dentro da cozinha seu filho estiver, mais aberto às experiências gastronômicas ele será!

Beijos,
Patricia

(Foto: Getty Images)