Cozinha

Receita de sorvete caseiro sem sorveteira

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

É simples, fácil e rápido e fica incrivelmente delicioso

Receita de sorvete caseiro sem sorveteira

Faz tempo que tento fazer sorvete caseiro sem sorveteira. Foram três tentativas frustadas. Bem frustadas, de não aproveitar nada. Imagine a dor em ter de colocar meio litro de creme de leite fresco no lixo? Dor na alma e no bolso.

Até que um dia, decidi pesquisar sobre como fazer sorvete sem sorveteira, porque eu não tenho o equipamento e também porque aprendi com a Nigella que não era necessário.

Sei lá se foi erro de principiante em não comprar o utensílio. Mas o fato é que consegui achar algumas receitas muito simples que levam, além do creme de leite, leite condensado.

Assisti alguns vídeos no You Tube para entender a textura do sorvete e cheguei a uma receita de sorvete de chocolate da Sandra Reis, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que era uma adaptação de uma receita de sorvete caseiro do delicioso blog Diga, Maria, da simpaticíssima Maria Capai.

Fiz também algumas adaptações porque eu não tinha todos os ingredientes. Ainda assim o resultado final foi um sorvete incrivelmente delicioso, um tanto doce porque tem leite condensado, mas fantástico.

A base dessa receita serve para vários outros sabores além do chocolate. O essencial é bater o creme de leite com o leite condensado. Depois, você mistura com os sabores que desejar (ou não misture com nenhum) e faça um delicioso sorvete de leite. Simples assim.

O pulo do gato é manter o creme de leite, o leite condensado, a pá e a tigela da batedeira bem gelados. Coloque todos eles no freezer antes de fazer qualquer passo da receita.

Recomendo fazer o sorvete em casa ao invés de comprar os industrializados. Você sabia que 90% dos sorvetes vendidos nos supermercaos é à base de água?

E não me refiro a sorvete de fruta. Mas ao sorvete cremoso que, teoricamente, deveria ser somente de leite. Pois é, a gente tem comprado gato pensando que é lebre.

Faça o seu sorvete e garanta que seja de leite.

Beijos,

Patrícia

P.S.: Tem vídeos curtinhos do ponto do chantilly, da mistura do do creme de chocolate no creme de leite e da consistência do sorvete do Instagram do Comida Boa Muda Tudo. Vai lá ver.

(Foto: Getty Images)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Creme de leite fresco ou creme de leite sem soro: 400 ml ou 1 lata

Leite condensado: 1 lata (gelada)

Chocolate (o mais amargo que conseguir): 200 g

Café: 1 colher (chá) de café solúvel ou 2 colheres (sopa) de café preparado forte

Mel: 1 colher (sopa)

Essência de baunilha: 1 colher (chá)

Sal: 1 pitada

Leite: 1/2 xícara (chá)

Cacau em pó (ou chocolate em pó): 1/4 de xícara (chá)

Step to step: 
Modo de preparo
1
Com o creme de leite fresco
Coloque o creme de leite, o leite condensado, a tigela e a pá da batedeira no freezer.
2
Pique o chocolate e, em uma panela, misture com os outros ingredientes: cacau em pó, leite, mel, essência de baunilha e café. Leve a panela ao fogo até o chocolate derreter e formar um creme homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar.
3
Retire tudo do freezer e bata o creme de leite até formar picos, em ponto de chantilly. Use a velocidade rápida da batedeira para dar o ponto. Cuidado, se bater demais, o creme de leite vira manteiga.
4
Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o leite condensado gelado ao creme. Por fim, coloque o creme de chocolate e misture.
5
Transfira o creme para um pote. Cubra a superfície com um filme plástico para evitar que se formem cristais de gelo e leve o pote para a geladeira por, no mínimo, 24 horas.
6
Com creme de leite em lata
Misture o creme de leite sem soro, o leite e o leite condensado. Leve ao fogo baixo até ferver.
7
Quando ferver, retire do fogão e acrescente o chocolate picado, o mel, o café e o cacau em pó ou chocolate em pó. Misture bem até o chocolate derreter.
8
Transfira para uma tigela, cubra com um filme plástico, grudado na mistura para evitar que se forme uma camada e deixe esfriar em temperatura ambiente, o que vai levar algumas horas. Quando estiver frio, retire o filme plástico, misture durante 5 minutos, coloque outro filme plástico no creme e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas.