Cozinha

Sopas e cremes para noites frias e filhos quentinhos

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Para dias com temperaturas mais baixas, essa comidinha aquece o coração, a barriga, a ponta dos dedos e do nariz, como diz a bruxa Croquilda

Sopas e cremes para noites frias e filhos quentinhos

No delicioso livro infantil Uma Sopa 100% Bruxesca, a bruxa Croquilda consegue fazer uma sopa deliciosa com pouquíssimos ingredientes.

Mas ela não gosta de nenhum deles (a saber, são: batata, cenoura, alho-poró, tomilho, sal e louro). O ingrediente preferido da bruxa sempre foi um sapinho seco. Só que não restava nenhum na casa dela, nem no fundo da gaveta.

Para todo e qualquer legume encontrado no lugar de um sapo velho e ressecado, Croquilda soltava um "drogui-porqueria". 

Mesmo a contragosto, a sopa da bruxa ficou tão cheirosa e perfumada que atiçou a fome da vizinhança. Até príncipe encantado apareceu na casa da Croquilda para experimentar a iguaria!

A versão 100% bruxesca pode ser uma boa desculpa para você preparar com os filhos uma deliciosa sopa num jantar de noite fria. 

A receita da Croquilda é muita fácil de ser feita: água para cozinhar, 1/2 kg de batata descascada junto com alho-poró cortado fininho (somente a parte branca) e os temperos (tomilho e folhas de louro). Cozinhe muito, e em fogo baixo, até as batatas desmancharem. Tempere e sirva com pedaço de pão.

Hummmm! É tão boa! Esquenta os dedos da mão, a ponta do nariz, além da barriga e do coração.

Deixo também como sugestão outra receita de sopa de legumes para aquecer sua família.

Beijos,

Patrícia

(Foto: Arquivo pessoal)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Músculo: 250 g cortados em cubos grandes

Legumes variados (cenoura, vagem, cará, mandioquinha, inhame): 250 g desse mix de legumes (cortados bem miudinhos)

Cebola: 1 unidade cortada em quadradinhos bem pequenos

Salsão: 1 talo de 20 cm (pode ser com as folhas) e bem picado

Alho: 1 dente

Folha de louro: 2 unidades grandes

Água: 750 ml (morna)

Sal e pimenta-do-reino: a gosto

Step to step: 
Modo de preparo
1
Em uma panela de pressão, coloque um fio de óleo e frite a carne até mudar de cor.
2
Em seguida, acrescente todos os outros ingredientes. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos, depois que começar a chiar. Desligue o fogo. Espere sair a pressão da panela antes de abrir a tampa.
3
Ao abrir, com a ajuda de um garfo, retire as folhas de louro e a carne e pique-a em pedaços pequenos. Sirva em seguida ou siga para a etapa seguinte.
4
A partir dessa etapa, é opcional: bata o restante do conteúdo no liquidificador com metade da água da panela. Volte o creme para panela, misturando-o com o restante da água e deixe ferver em fogo baixo até engrossar.
5
Enquanto a sopa engrossa, frite os pedaços de carne no azeite ou na manteiga com um pouquinho de alho ralado.
6
Quando tudo estiver pronto, coloque a sopa numa tigela e a carne numa travessa e sirva em seguida. Na hora de comer, coloque o creme de legumes em bowls com um pedaço de carne e brinque com as crianças de "pescar" a carne envolvida no creme.