Cozinhar

10 sugestões de comidinhas fáceis para fazer no final de semana

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Vamos aos fatos: depois de cozinhar a semana inteira, não empolga repetir a operação no sábado e no domingo. Tudo o que precisamos são receitas vapt-vupts

10 sugestões de comidinhas fáceis para fazer no final de semana

Você, como eu, pensa, elabora e executa dez refeições durante a semana? Cansa, não? Eu, ao menos, canso. Já começo a pensar em delivery, pizza ou refeição fora de casa na quinta-feira.

Quando chega o final de semana tudo o que eu desejo são receitas fáceis, rápidas, gostosas e que sujem pouquíssima louça.

Pensando em mim (hehe), como eu não devo ser a única a me sentir assim, fui pesquisar algumas sugestões de comidinhas no estilo vapt-vupt nos melhores blogs de culinária e maternidade e de quebra são muito deliciosas e saudáveis. Vamos à lista:

1 - Caldinho de feijão com cenoura energizante

Quer comidinha mais comfort food, que caldinho de feijão? Pois a Larissa Januária, do Sem Medida, criou uma versão muito boa com cenoura! Se joga na receita que está no blog para repor as energias da semana.

2 -  Quiche de queijo muito especial

A dieta Dukan fez sucesso com a maioria da mulherada, mas não comigo. Tenho alergia a dieta. Fico toda em empolada só com a palavra. Mas as receitas do médico americano são muito boas. A super querida Helena Sordili, do delicioso e útil Eu (Lele), ele e as crianças, fez uma versão da quiche de queijo do médico que ficou maravilhosa. O melhor: é muito fácil de fazer. Veja só.

3 - Delicioso frango enrolado

Frango é daquelas carnes que precisamos ter muita criatividade para não enjoar porque os cortes são um tanto limitados. A Mônica Brandão, minha sócia do Comer para Crescer, criou um jeito que é fácil e incrivelmente saboroso, o frango enrolado. Dá certo fazer com peito de frango e com sobrecoxa, como ela sugere no post.

4 - Big Mac caseiro

Pois é, hambúrguer é uma comida de final de semana. Pode não ser assim tão fácil, mas é tão gostoso e alegra as crianças. A Daniela Côrrea, do essencial Donas de Casa Anônimas, postou uma receita que o marido dela fez em casa e deu certo.

5 - Omelete zaz-traz!

Daí que os filhos estão famintos e você não quer sujar três panelas, um milhão de colheres, facas e outros utensílios domésticos para fazer comida. Então, não faça. Suje apenas uma frigideira para executar uma deliciosa omelete. Juro que fica pronta em menos de 7 minutos, tempo que, provavelmente, vocês vão demorar para comer. Ah, essa receita é minha mesmo!

6 - Bruschettas de tomatinhos cerejas deliciosas

Se a omelete já é manjada, então, querida, aposte na bruschetta para aplacar a fome da criançada. Essa receita da queridíssima Debora Bortoletti, do necessário O que Tem para o Jantar, dá água na boca só de ler. Deixe os tomatinhos marinando por duas horas e coloque sobre os pães. Ofereça para as crianças e olhe nos olhos delas para vê-los brilhar de alegria. A receita você lê aqui. A foto que abre esse post é da Debora, que gentilmente cedeu a imagem dessa delícia para você salivar e ir para cozinhar preparar a sua!

7- Surpreendentes bolinhos de batata doce

A Chris Ferreira faz um blog delicioso e inspirador: o Inventando com a Mamãe. Como o nome denuncia, ali tem muitas ideias legais de coisas para fazer com as crianças, principalmente na cozinha. Entre as receitas inventadas pela Chris está um bolinho de batata doce. Ela deu a receita especialmente para nós: "É muito fácil. Cozinhei uma batata doce grande. Amassei com o garfo, coloquei um fio de azeite (a receita original era manteiga), 1/2 cebola ralada, um pouco de salsa e cebolinha picadinha (usei bem pouco porque as minhas filhas não gostam), acrescentei duas colheres de sopa de queijo parmesão light ralado (a receita original era com gorgonzola que fica bom demais, mas é uma opção mais para fazer como aperitivo, etc), sal e pimenta moída na hora - a gosto. Amassei com as mãos como a gente faz com massa de biscoito, modelei com forminhas de coração, polvilhei queijo ralado e levei ao forno. Coloque um fio de azeite por cima, para ficar melhor ainda. Eu costumo usar esses bolinhos como belisquete para acompanhar um bate-papo entre adultos. Dá para fazer com outras raízes e variando o queijo. Já fiz com batata, espinafre e queijo branco. Fica bom e dá para montar o prato em formato de trevo da sorte".

8 - Folhados com recheios variados

Já escrevi por aqui que massa folhada é daquelas coisas necessárias em qualquer geladeira, pois salvam uma refeição. Para um final de semana, então, não há melhor indicação. Nessa sugestão que eu fiz, e a família adorou, usei recheios variados: com queijo, por exemplo. Veja aqui.

9 - Bolinho de banana sem farinha

Adoro a Karine Durães, do maravilhoso blog Nutrição Infantil, porque ela é nutricionista consciente. Sabe que muita gente sequer vai comer direito se a gente for xiita e pedir para cortar tudo que não é considerado saudável do cardápio. Melhor é oferecer trocas. Essa receita de muffins de banana é isso. Um bolinho super delicioso e que todo mundo pode comer. Veja a receita no blog.

10 - Almôndegas caseiras bem gostosas!

Eu não fiquei louca ao sugerir fazer almôndegas em casa como uma receita fácil, vapt-vupt. Eu realmente acho muito, muito fácil fazer almôndegas na cozinha de casa. Não tô de brincadeira. Se você não acha, dá uma olhada na receita e depois me diz se é trabalhosa!

Veja na galeria fotos de algumas dessas delícias!

Beijos e bom final de semana,

Patricia