Almoços e Jantares

Difícil resistir à carne de sol paraibana

O prato é um dos símbolos do Nordeste e também leva outro ingrediente cheio de sabor: o queijo de coalho

Difícil resistir à carne de sol paraibana

Esta receita foi desenvolvida pelo bisavô do chef Wanderson Medeiros e é um dos carros-chefes de seu restaurante na Paraíba. Ela exige paciência: a carne precisa ser preparada por, no mínimo, 8 dias, mas o resultado é simplesmente sensacional e justifica qualquer esforço.

O especialista garante que, apesar do que algumas pessoas pensam, a carne é macia e saborosa. Os acompanhamentos mais comuns são feijão-tropeiro, arroz branco, paçoca de carne de sol, pirão de queijo de coalho, farofa, vinagrete e macaxeira frita.

O chef dá ainda uma dica: “Ao usar a manteiga de garrafa, corte só o pedaço necessário para a receita e aqueça em banho-maria ou no micro-ondas. O resto fica na geladeira. Se você esquentar tudo sempre que usar, a manteiga ficará rançosa”.

Para saber se o ingrediente é o tradicional, sinta o cheiro. “Manteiga de garrafa pura cheira leite condensado”, ensina Medeiros. Aprenda a receita que rende de 4 a 5 porções e é um clássico da cozinha nordestina.

(Foto: Luiz Eduardo Vaz/ Divulgação)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Contra-filé bovino: 900 g

Manteiga de garrafa: 50 ml

Sal refinado: 40 g

Queijo de coalho: 120 g

Step to step: 
Modo de preparo
1
Espalhe o sal por toda a carne e deixe-a desidratando numa forma inclinada dentro da parte baixa da geladeira por quatro horas.
2
Descarte a salmoura que se formou e salgue a carne mais uma vez nos pontos avermelhados. Leve-a à geladeira novamente, dessa vez por 24 horas, e vá removendo a salmoura durante o processo.
3
Embale a carne em um saco plástico e deixe-a no freezer. Ela deve ficar congelada por, pelo menos, 7 dias.
4
Coloque a carne num recipiente com água e esfregue-a para retirar o sal. Deixe-a de molho por 30 minutos e troque a água duas ou três vezes.
5
Coloque a carne no espeto e leve-a à churrasqueira, girando sempre para que asse por igual. Também pode ser assada no forno, a 220 °C, durante 40 minutos.
6
Asse o queijo de coalho em uma grelha até que derreta.
7
Pincele a carne com manteiga de garrafa e coloque o queijo por cima.