Almoços e Jantares

Silicone, uma mão-na-roda na cozinha

Utensílios feitos com o material são resistentes, flexíveis e fáceis de limpar. Veja as vantagens e saiba como conservar suas peças

Silicone, uma mão-na-roda na cozinha

Bonito, prático e higiênico, o silicone reúne todas as características necessárias a uma cozinha moderna. Além de facilitar a vida doméstica, utensílios feitos com esse material são coloridos e moldados nos formatos mais diferentes, como forminhas de coração para cupcakes e luvas de bichinho. Tudo isso deixa a hora da comida mais descontraída e divertida, o que incentiva a participação do resto da família.

Se os utensílios de cozinha tradicionais são de madeira, inox ou alumínio, hoje em dia as lojas já têm de um tudo em silicone! De espátula, pão-duro e assadeiras a espremedores, pegadores, formas de gelo, pincéis e facas, entre muitas outras versões.

“Como o silicone é uma substância bastante estável, não libera partículas tóxicas que possam contaminar os alimentos”, afirma a nutricionista Renata Lewis. Veja a seguir as dicas dela e de Márcia Losso, supervisora do Centro de Referência de Alimentos e Bebidas do Senai, do Rio de Janeiro, sobre como usar esse material.

Dicas e segredos sobre o silicone
1
O silicone resiste a temperaturas extremas, de 50 °C até 230 °C, o que significa que pode ir ao forno e à geladeira sem danos. O material é resistente inclusive a mudanças bruscas de temperatura e também pode ser levado ao micro-ondas!
2
Por ser altamente flexível, pode ser dobrado sem risco de amassar. No entanto, se você levar uma forma ao forno, por exemplo, é interessante colocar uma assadeira de alumínio por baixo só para dar estabilidade e evitar acidentes. Ah! Evite também colocar a forma vazia no forno.
3
Desenformar é muito fácil e você nem precisa untar ou enfarinhar formas desse material, que é antiaderente e não gruda na comida. Os fabricantes só recomendam que o procedimento seja adotado na primeira vez que usar a peça.
4
Use colheres de silicone para mexer a comida. O material é suave e não raspa o fundo da panela, garantido maior durabilidade.
5
Quando é preciso abrir uma massa na bancada ou moldar alimentos grudentos, o ideal é colocar um tapetinho de silicone por baixo. Tem a mesma função do papel-manteiga, só que não é descartável!
6
Utensílios de silicone duram em torno de 10 anos. Para conservação, evite limpa-los com esponjas de aço ou objetos que provoquem atrito. Também não é bom usar o pão-duro desse material, por exemplo, para raspar o interior da lata de brigadeiro. As rebarbas de metal podem corta-lo.
7
A gordura se solta fácil do silicone, por isso a limpeza é simples. Basta água, de preferência morna, esponja e detergente.
8
O material quase não mancha, mas, para manter a cara de novo, o ideal é deixar seus utensílios de molho com bicarbonato ou cloro 1 vez por semana. Eles também ficarão muito mais limpos.
9
Tome cuidado com produtos muito baratos, porque isso pode indicar baixa qualidade - eles podem não suportar altas temperaturas e derreterem ou até grudarem na comida!