Almoços e Jantares

Sopa, a estrela do cardápio

Prato é perfeito para aquecer e sustentar nos dias mais frios. As opções são diversas: de legumes, passando por carnes, e até com vinho

Sopa, a estrela do cardápio

O calorão já se foi e o friozinho vem chegando. Com ele, a temporada de sopas e caldos está oficialmente aberta. Uma delícia, não é? O bom disso tudo é que existem opção para todos os gostos. Há desde as mais ralinhas, com um bom caldo, até as mais encorpadas, que podem servir de acompanhamento para pães e massas.

Essas delícias podem levar legumes, verduras, farinhas, carnes e até frutos do mar. Sem falar que tem versão até para fazer um charme em uma noite com amigos, com vinho branco entre os ingredientes. Huuum!

Segredinho de chefs: ao preparar uma sopa, mexa-a sempre, para que os alimentos se “curtam” bem na panela. Isso ajuda também a não empelotar, se a receita levar farinha.

Pode congelar?

Com essa correria dos dias de hoje, você já deve ter pensado em economizar um tempinho e estocar sopas e caldos no freezer. Mas esta não é uma boa opção para muito tempo – o recurso é indicado, no máximo, por uma semana. “Mais que isso, perde qualidade”, diz a chef Lourdes Bottura.

Se optar por mantê-la no congelador alguns dias, guarde-a em potes bem fechados, só após esfriar. “Depois que descongelar, leve ao fogo e deixe ferver um pouco”, ensina.

Já para a cozinha!

Deu água na boca ler esta matéria até agora? Siga em frente e, assim que terminar a leitura, corra para o fogão preparar uma das seguintes tentações:

1
Canjiquinha de milho
A receita da chef Eneida Farsoni, do Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta, é de dar água na boca só de olhar. Para prepará-la, você vai precisar de: 100 g de canjiquinha, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 50 g de calabresa, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Em uma panela, cozinhe a canjiquinha em 50 ml de água. Em outra, frite a calabresa na própria gordura que ela vai soltar, acrescente a cebola e o alho. Depois é só misturar tudo. (Foto: Divulgação)
2
Sopa de letrinhas
Essa é para fazer a felicidade da criançada. A sugestão da chef Nathalia Vergili, do buffet Senhora Amora, leva ½ cebola, ½ talo de alho-poró, 1 cenoura, 1 talo de salsão, 1 brócolis ninja, 1,5 xícara (chá) de macarrão de letrinha, 200 g de alcatra, louro, tomilho, salsa, pimenta-do-reino preta moída e azeite. Junte a cenoura em cubinhos com o salsão, a cebola e o alho-poró, todos cortados. Em uma panela média, refogue os vegetais com um fio de azeite. Acrescente a carne e, aos poucos, vá colocando água até ficar três dedos acima dos vegetais. Adicione o louro e tomilho. Quando ferver, junte o brócolis e o macarrão. (Foto: Divulgação)
3
Caldo verde
Eis uma ótima opção para receber as visitas no outono-inverno. O chef Caizar Gebara, do restaurante Quinta da Freguesia, é quem ensina. Providencie: 1,5 l de água, 10 batatas pequenas (descascadas), 1 cubo de caldo de legumes, 2 linguiças calabresa em cubinhos, 300 g de couve-manteiga picada, cebola e alho triturados e azeite a gosto. Cozinhe as batatas com o caldo de legumes até que fiquem macias. Amasse e reserve-as. Em uma panela, frite as linguiças no azeite e junte o purê de batatas, o alho, a cebola, o sal e qualquer outro tempero de seu gosto. Quando perceber que o caldo está no ponto, acrescente a couve picada e prontinho! (Foto: Divulgação)
4
Sopa de frutos do mar
Essa receita é bem diferente, dica do chef Eudes, do restaurante Margutta Ipanema. Você vai precisar de: 800 g de filé de linguado (ou o peixe que preferir), 300 g de camarão limpo, 350 g de marisco, 200 g de lula em anéis ou em cubos, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca branca, 2 l de água, 2 tabletes de caldo de legumes, 1 cebola média, 1 dente de alho grande e 2 tomates, todos picados em cubos. E mais azeite, orégano e pimenta. Preparo: doure a cebola e o alho no azeite. Adicione os tomates e o caldo de legumes diluído em água. Apure bem até o tomate começar a dissolver. Acrescente 1 l de água e os temperos que quiser. Depois, coloque os filés de peixe e cozinhe por uns 15 minutos. Desligue o fogo e retire os filés. Assim que estiverem frios, desfie-os. Ligue novamente o fogo, coloque o peixe desfiado e acrescente o outro litro de água, os mariscos e a lula. Conforme for fervendo, vá adicionando a farinha de mandioca e mexendo sempre para que não empelote. Você escolhe o ponto da sopa: mais rala ou mais grossa. Por fim, acrescente os camarões e aguarde até que eles fiquem vermelhos. (Foto: Divulgação)
5
Sopa de cebola
Essa receita do chef Augusto Cruz, do Felix Bistrot, é superdiferente. Para preparar, você precisa de: 1 kg de cebola em rodelas, 1 l de água, 1,5 tablete de caldo de carne diluído, 100 g de manteiga, 1 colher (sopa) de amido de milho, 200 ml de vinho branco, queijo emmental e parmesão, sal e pimenta a gosto. Massa folhada é opcional. Na panela, doure a cebola com a manteiga até que fique transparente. Depois, acrescente vinho e deixe reduzir. Coloque a água e o caldo de carne e deixe ferver por umas 2 horas em fogo baixo. Acrescente o sal, a pimenta e o amido. Para deixar sua sopa mais bonita, coloque-a em uma tigela com os queijos, e cubra com massa folhada. Leve ao forno a 180 °C graus até dourar. (Foto: Carolina Peres/ Divulgação)
6
Creme de mandioquinha e gengibre
Lá vai outra receita de dar água na boca, sugestão da chef Lourdes Bottura, dos restaurantes Badebec. Você vai precisar de: 1 kg de mandioquinha, 1 cebola picada, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 l de água, 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 1 l de leite, ½ l de creme de leite e sal a gosto. Refogue a cebola e a mandioquinha com a manteiga, acrescente a água e deixe ferver. Coloque no liquidificador com o leite até que tudo fique homogêneo. Depois, volte essa mistura à panela, junte o gengibre, o sal e deixe ferver. Para finalizar, acrescente o creme de leite. (Foto: Divulgação)