Almoços e Jantares

15 substituições de ingredientes que não prejudicam a receita

Faltou ovo, leite ou farinha bem na hora H? Não se preocupe! Aprenda como fazer trocas que valem para qualquer preparo

15 substituições de ingredientes que não prejudicam a receita

Todo cozinheiro já foi surpreendido em algum momento da vida pela necessidade de substituir um ingrediente bem no meio de uma receita. Os motivos para a troca variam desde a falta do item em casa no momento do preparo até restrições alimentarem e intolerâncias alimentícias.

A boa notícia é que é possível preparar receitas com substitutos sem fazer grandes alterações nos quesitos sabor ou textura. Quer saber como? Vamos lá:

Ovo
A nutricionista Ingrid Ozório sugere substituir o ovo por uma pasta de linhaça. “Para cada 1 ovo pedido na receita, coloque 1 colher (sopa) de linhaça de molho em 2 colheres (sopa) de água. Deixe-a hidratando por aproximadamente 20 minutos e use essa pasta gelatinosa na massa que for preparar. O resultado é bem parecido”, garante. Em bolos e tortas doces, também é possível trocar cada ovo por 1/3 de xícara (chá) de purê de banana. Mas esteja ciente de que o sabor da fruta irá aparecer de forma suave no resultado final. 

Manteiga
Não faltam potenciais substitutos para isso, sobretudo os óleos vegetais, como os de canola, girassol ou coco e azeite. A substituição deve ser feita na mesma proporção da receita original, ou seja, se pede 1 colher (sopa) de manteiga, substitua-a por 1 colher (sopa) do óleo escolhido.

Leite
A culinarista Marta Sobral sugere recorrer ao suco de frutas – principalmente o de laranja – na falta de leite. “Mas evite usar polpas congeladas ou sucos industrializados. Para um melhor resultado, prefira o natural, preparado na hora e sem adição de açúcar ou água. Quem pode consumir leite de grãos, como arroz e soja, também pode apostar nessa substituição”, explica.

Iogurte
Se o objetivo do ingrediente é dar cremosidade ao prato, as melhores opções são creme de leite ou requeijão cremoso. Mas se é dar sabor a molhos de saladas ou bolos, melhor usar uma mistura simples de leite de aveia e limão. “Em um liquidificador, bata ½ xícara (chá) de aveia em flocos com aproximadamente 200 ml de água quente. Coe a mistura e adicione o suco de 1 limão médio. A textura desse creme será bem mais granulada, mas o sabor lembra muito o de um iogurte”, ensina Marta Sobral.

Creme de leite
Na falta do ingrediente, substitua por igual quantidade de creme de ricota light, iogurte natural desnatado ou soro de leite coalhado.

Farinha de trigo
Para cada 1 xícara (chá) de farinha de trigo pedida na receita, utilize 1 xícara (chá) de farinha integral de arroz, quinoa, fécula de mandioca, fécula de batata, fubá ou biomassa de banana verde.

Farinha de rosca
Segundo a culinarista Marta Sobral, esse é um dos ingredientes mais fáceis de ser substituído, ou melhor, de ser feito em casa. “Bata no liquidificador algumas fatias de torradas, pão amanhecido ou bolachas de água e sal até obter uma farinha”, ensina.

Açúcar mascavo
Trabalhe com a proporção de 1 xícara (chá) de açúcar branco para cada 1 xícara (chá) de mascavo. Outra proposta é usar ¾ de xícara (chá) de mel para cada 1 xícara (chá) de açúcar mascavo. “Se a receita exigir um sabor mais acentuado, triture um pedaço de rapadura caseira e use ½ xícara (chá) para cada 1 xícara (chá) de açúcar mascavo pedida na receita”, sugere Marta.

Leite de coco
Pode ser substituído pelo leite comum ou pelas opções de cereais, como arroz, quinoa e aveia. Sempre na mesma proporção. 

Leite condensado
A substituição não é tão simples, mas é possível. A nutricionista Ingrid Ozório ensina a bater 1 xícara (chá) de açúcar cristal e 1/2 xícara (chá) de água fervente no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Acrescente 3/4 de xícara (chá) de farinha de aveia e bata por, no mínimo, mais 3 minutos em potência máxima. “É importante alcançar uma textura lisa e homogênea, bem semelhante ao leite condensado tradicional. Conserve em um vidro bem vedado na geladeira e consuma em até 3 dias. Se for utilizar em receitas, use-o ainda gelado”, aconselha.

Suco de laranja
As receitas que levam suco de laranja podem ser preparadas também com suco de limão, abacaxi ou maçã, sempre atentando para as variações de sabor.

Azeite
Como normalmente sua função nas receitas é saborizar, umedecer ou dar liga à massa, substitua-o em proporções iguais por óleo ou manteiga.

Fermento
Para cada 1 colher (sopa) de fermento, use 1/4 de colher (sopa) de bicarbonato de sódio. “Essa é uma substituição delicada, pois o bicarbonato é quatro vezes mais poderoso do que o fermento. Por isso, é importante dosar com cuidado para não desandar a receita. Para ativá-lo, é preciso incluir um item ácido. Para cada medida de bicarbonato, acrescente 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou suco de limão”, explica a culinarista Marta Sobral. Acrescente o bicarbonato aos ingredientes secos e adicione o ácido posteriormente, junto aos demais ingredientes líquidos. 

Amido de milho
Utilizado como engrossante para caldos e molhos, pode ser substituído por farinha de trigo. Para cada 1 colher (sopa) de amido utilize 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Para farinha de arroz, fécula de batata ou mandioca e tapioca é preciso trabalhar com a proporção de 2 colheres (chá) para cada 1 colher (sopa) de amido.

Óleo
Além das substituições óbvias em pratos salgados, como manteiga e gordura animal, em bolos, tortas e biscoitos é possível trocar 1 xícara (chá) de óleo por 1 xícara (chá) de purê de maçã. “Essa opção deixa o prato mais nutritivo e com menos gordura. É muito mais saudável”, ressalta Ingrid Ozório.

(Foto: Getty Images)