Almoços e Jantares

Astros gourmet: como os signos são na cozinha?

Entenda como o Zodíaco pode influenciar o comportamento das pessoas enquanto cozinheiras

Astros gourmet: como os signos são na cozinha?

Assim como o paladar, a arte de cozinhar é bastante pessoal. Tem gente que não pode ver uma cozinha que já vai logo pegando os ingredientes e criando receitas deliciosas. Por outro lado, há pessoas que ficam perdidinhas quando veem uma panela pela frente.

Pois sabia que, além do signo solar, a posição dos outros astros no mapa natal indicam como se comporta cada pessoa na cozinha? Os astrólogos Julio Grobel e Heluiza Brião avaliaram cada signo do Zodíaco e traçaram perfis de como cada um é como cozinheiro.

Enquanto alguns signos adoram improvisar, ousar e usar diferentes tipos de temperos, há aqueles que não deixam de seguir as receitas à risca. Dá para conhecer bem quem gosta de pilotar o fogão e quem fica mais na parte do "paladar" e, assim, organizar uma festa entre amigos.

Áries (21/03 a 20/04)

A ariana gosta de cozinhar desde de que isso não atrapalhe sua rotina corrida. A comida tem que ser prática, mas sem cair no marasmo. Ela não repete pratos, adora variar, mas não tem tanta paciência para fazer algo extremamente elaborado. A ariana não tem medo de experimentar algo novo e pode, sim, ter receitas originais. E se não deu certo, tudo bem, na próxima ela já sabe o que (não) fazer. Um elemento surpresa ou um leve tempero especial podem fazê-la adorar mais ainda o que está comendo. 

Touro (21/04 a 20/05)

Se a ariana foge do ritual da cozinha, a taurina faz o oposto. O paladar, o olfato e a visão devem ser estimulados. Gosta de aprimorar receitas, preocupa-se com a apresentação, calcula quem virá para jantar e sabe como agradar. Sua cozinha tende a ser tão impecável como a de um restaurante, tudo funcionando para que ela ache na hora que precisa. O uso de temperos segue o bom senso, assim como as experimentações. ela dificilmente serve algo que julgou que não deu certo e sempre pensa nos complementos do prato principal: a bebida que combina, a entrada, a sobremesa e a toalha de mesa. 

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Entre as mil e uma coisas que faz ao mesmo tempo, a geminiana pode ir à cozinha e preparar algo que mate sua fome. Ela não tem vergonha ou preguiça de procurar uma receita na internet e segui-la na íntegra, desde que, é claro, todos os ingredientes estejam à sua disposição. Se esqueceu de alguma coisa que apareceu na lista, não pensará duas vezes em pesquisar como substituir o ingrediente por outro que já tem no armário. Costuma optar pelos temperos usuais, mas pode pesquisar outras opções para inovar. Não para ser elogiada e, sim, para ver o que vai acontecer. Não gosta de repetir o mesmo prato todos os dias, então provavelmente vai variar na cozinha – se tiver tempo. Gosta de compartilhar receitas e dicas e aceita ideias de amigos para aprimorar alguns pratos.

Câncer (21/06 a 21/07)

A canceriana é aquela que vê a comida além do mero paladar ou nutrição física. Um jantar bem feito pode reunir a família, acalentar seus filhos e demonstrar o quanto ela os ama. A cozinheira desse signo adora receitas familiares, que seguem alguma tradição e, provavelmente, estimulará que seus filhos apreciem esse rito. O "básico" nunca é básico para ela. Até no arroz pode descobrir algum diferencial que transmitirá indiretamente o quanto ama a pessoa que comerá o prato. A canceriana gosta de brincar com os temperos, mas com parcimônia: tem paciência para testar receitas novas, contudo, usa sua experiência para julgar o que funcionará (ou não) para a família. Ela não se preocupa tanto com uma apresentação superelaborada, já que é a comida que deve ser a atração. Ah! Elogios serão muito bem-vindos.

Leão (22/07 a 22/08)

Ela não necessariamente gosta de cozinhar, mas quando entra na cozinha, toma as rédeas da situação e faz de tudo para que a comida fique excelente. O sabor original e a apresentação impecável são as marcas dessa cozinheira, que gosta de comer bem. As refeições são vistas como um momento de se divertir e esquecer os problemas, então, mesmo a comidinha básica não pode ser desleixada. O descongelado com sabor genérico provavelmente será evitado por ela, que é seletiva sobre quais marcas prefere (seja lá qual critério utiliza para essa seleção). O tempero tradicional é assertivo, porém, a leonina pode instintivamente descobrir uma nova combinação que fará seu prato ser reconhecido como único. 

Virgem (23/08 a 22/09)

Quando tem tempo, a virginiana gosta de cozinhar. Metódica e perfeccionista, segue à risca uma receita até descobrir na prática alguma coisa que a aprimore. Ela é aquela que, quando senta para comer, começa a falar o que está faltando e o que poderia melhorar. A cozinheira desse signo se sente sempre desafiada a melhorar o que já prepara, mas não curte algo que demande muito trabalho. A virginiana se preocupa com a origem dos alimentos, se foram colhidos na época certa, se a carne foi congelada ou se o frango tem muito hormônio. Se a dieta saudável for seu foco, ela se torna especialista nisso: faz pesquisas árduas sobre suas possibilidades. Se tiver e livro de receitas, provavelmente terá categorização de pratos com algum sistema que inventou e considera mais prático para o dia a dia.

Libra (23/09 a 22/10)

A libriana prefere cozinhar mais para os outros do que para si mesma. Portanto, não medirá esforços em fazer diferentes pratos numa mesma refeição, se for preciso. Bem diferente de quando cozinha para si mesma, quando é mais prática e faz aquilo que sabe que já gosta. Por conta disso, a cozinheira desse signo pode ter muitas dúvidas em que prato deve cozinhar. Não é de inovar muito, ao menos que seja para agrado popular, então capricha na apresentação do prato mais do que qualquer outro signo.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Provar pratos feitos por uma nativa desse signo pode ser uma experiência única. Isso porque a escorpiana, quando se dedica a algo, não o faz de forma superficial. Ela pode ser boa conhecedora de sabores e utilizar muito bem temperos e condimentos. A escorpiana é capaz de facilmente identificar os ingredientes de um prato apenas provando-o e usando dessa habilidade “cirúrgica” para a confeccionar suas receitas. Na cozinha, seu comportamento é prático e preciso: não perde tempo - pode até ser controladora, quando no comando. Ela se importa muito com a opinião dos outros e faz questão que reconheçam seu esforço e dedicação.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Se deseja provar variedade de sabores e pratos, experimente uma refeição feita pela nativa desse signo. A sagitariana não se identifica muito com a cozinha à princípio, a menos que seja um local para se aventurar e explorar novas técnicas. Se cozinhar for leve e divertido, não um ritual ou uma obrigação, aí sim ela encontra um espaço para dedicação e aprimoramento. Essa cozinheira faz qualquer coisa sem medo de errar e inovar. É muito comum ver uma sagitariana trazer à mesa pratos inspirados em outras culturas e, assim, proporcionar uma verdadeira viagem gastronômica. Na cozinha, precisa de variedade e, consequentemente, abundância. A sagitariana não é de economizar nos ingredientes e também não segue receitas à risca.

Capricórnio (22/12 a 20/01)

A nativa de capricórnio não é de inovar – inclusive pode sentir medo da cozinha, a princípio. Ela encara o ato de cozinhar mais como uma obrigação, uma tarefa a se cumprir no dia a dia simplesmente porque precisa se alimentar. Mas caso se dedique e realmente goste, prefere os pratos mais tradicionais, como antigas receitas de família. A certeza é que seus pratos sempre serão muito bem construídos e a capricorniana jamais apresenta algo que julga não estar satisfatório. Ela se cobra muito em tudo que faz, por isso dedica um tempo à receita até chegar à perfeição do prato, ou muito próximo.

Aquário (21/01 a 19/02)

Inovar é com ela mesma! Com aquariana, nada de ter as mesmas receitas sempre. Apesar de preferir seguir uma linha, essa cozinheira busca novos temperos e sabores para sempre ir um pouco além na execução dos seus pratos. Gosta de cozinhar para grupo de amigos e é prática na cozinha. Para ela, cozinhar precisa ser algo sem complicação, evitando, assim, executar pratos muito complexos. Até na hora de preparar o alimento ela pode se diferenciar dos demais signos e utilizar técnicas mais avançadas ou que não sejam convencionais - inclusive ignorar completamente a receita e seguir seu conhecimento em culinária e gastronomia.

Peixes (20/02 a 20/03)

Para a pisciana, o mais importante é alimentar os anseios da alma. As receitas feitas pela nativa desse signo podem sempre causar uma surpresa - muitos pratos vão refletir sua condição emocional no momento. Não basta comer para matar aquela fome do momento ou satisfazer um desejo. A comida é uma experiência emocional, subjetiva, quase extrafísica. Assim, a pisciana não mede esforços no uso de temperos e condimentos para provocar uma sensação diferente. Na cozinha, pode ser um pouco atrapalhada e perdida, já que tempo é algo que não sabe administrar muito bem. Doces são suas especialidades, uma vez que ativam esse lado mais emotivo e imaginário. A apresentação dos pratos de uma pisciana será também impecável, afinal, ela sabe trabalhar com imagem muito bem, criando verdadeiras obras de arte gastronômicas.

(Foto: Getty Images)