Almoços e Jantares

Errou na cozinha? Dá pra consertar!

Não fique aflita! Se a comida desandou, é só adotar alguns truques para corrigir a falha e, ainda sim, não perder o prato

Errou na cozinha? Dá pra consertar!

Parece que não, mas acontece até com cozinheiros de mão cheia: testando uma receita nova ou fazendo o trivial, de repente você carrega a mão no sal, percebe que o doce desandou, que aquele mel de laranjeira delicioso cristalizou... E agora, o que fazer? Nada de desespero.

Há vários errinhos de percurso na cozinha que podem ser contornados e, ainda sim, conseguimos salvar uma receita inteira (e seu dia!) ou um simples ingrediente. Conversamos com mulheres que mandam superbem entre as panelas para listar dicas que vão fazer toda a diferença.

Arroz salgado, carne salgada, tudo salgado

Quem nunca errou na quantidade de sal no arroz pelo menos uma vez na vida? Segundo a arquiteta Nadia Fratantonio, que adora cozinhar e conhece vários macetes de fogão, basta colocar uma batata picada na panela, ainda no cozimento. A batata irá absorver o excesso de sal. A mesma dica vale para a carne. Outra recomendação para eliminar o excesso de sal é da Luciana Carpinelli, do blog Cozinhando para 2 ou 1. "Dependendo da receita, acrescente um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, dá um toque especial ao prato. Se nada resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente, exceto o sal. Assim, o sabor salgado se distribui melhor", ensina.

Arroz queimado ou grudado

Se o arroz ficou mais tempo que devia na panela e você não quer que a parte ilesa fique impregnada pelo cheiro de queimado, a dica é simples. "Assim que desligar a panela, coloque-a sobre um pano úmido, sem a tampa, em cima da pia ou bancada mesmo. Depois de uns 5 ou 10 minutos, o cheiro de queimado terá saído", garante Nadia. Daí é só levar à mesa o arroz que não "estragou".

Feijão ralo ou aguado

"Você pode amassar alguns grãos com o garfo mesmo, abaixar o fogo e deixar ferver por um mais um tempinho, antes de servir", ensina Nadia. Da próxima vez, para ajudar o caldo do feijão ficar encorpado, é bom cozinhá-lo com um fio de óleo.

Mel cristalizado

Se o mel cristalizou é porque ele é puro, ou seja, uma boa notícia. “Para que ele volte ao normal é só aquecê-lo em banho-maria. Pode colocar o pote dentro de uma panela com água e levar ao fogo baixo. O importante é não esquentar muito, até no máximo 40 °C, para que ele não perca as propriedades", explica Luciana. Ela observa que nosso corpo tem, em média, 37 °C, então a água deve estar em temperatura agradável ao toque, sem ferver.

Pimenta demais

Luciana adverte que não existe um "antídoto" para a pimenta, apenas algumas compensações. "O leite ameniza um pouco a sensação picante, mas a única forma de recuperar a comida, nesse caso, seria aumentando as quantidades dos outros ingredientes para equilibrar um pouco os sabores", comenta.

Verduras com folhas murchas

Comprou verduras fresquinhas mas elas perderam o viço? Ainda dá para salvá-las. "Você pode mergulhá-las em água gelada por alguns minutos, mas sem exagero – temperaturas muito baixas vão queimar as verduras e deixá-las ainda mais feias. Depois, é só secar bem", sugere Luciana.

Creme de leite talhado

Ao contrário do creme de leite fresco, que fica mais encorpado quando submetido a temperaturas elevadas, a versão pasteurizada (aquela de lata ou caixinha) pode talhar. Por isso, o recomendável é não fervê-lo de jeito nenhum. Mas se desandar, existe salvação. "Dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1/4 de xícara (chá) de água, leite ou do próprio molho e misture à receita, volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar. Não tem problema se ferver nesse momento. Se precisar, corrija o sal ou adoce mais um pouquinho", ensina Luciana.

Brigadeiro que passou do ponto

Na seara dos doces, acidentes acontecem até com as receitas mais corriqueiras e "manjadas". A blogueira e jornalista Cintia Costa, do blog Casa da Cintia, ensina como salvar o brigadeiro que ficou duro demais. "A dica é adicionar um pouco de leite e voltar para o fogo, mexendo sempre, até misturar bem. Se você aquecer um pouquinho de leite em outra panela e jogar o brigadeiro por cima, incorpora mais rápido. Aí é só ir acertando o ponto: se precisar ficar mais mole, adicione mais leite. Se achar que ficou líquido demais, é só continuar mexendo até endurecer o suficiente", diz.

(Foto: Getty Images)