Bebidas

Além do espumante

A bebida já é uma delícia quando degustada “sozinha”, mas surpreende na composição de drinques especiais

Além do espumante

Fim de ano é motivo para brindar. Espumante, é claro, não falta nas festas. Por tradição, costuma ser consumido e compartilhado nos brindes pelo novo ano que se inicia.

Mas você pode ir além e servir drinques que usam o espumante na composição, sejam como base da bebida ou um toque especial para trazer mais sabor.

Conversamos com profissionais dos balcões que ensinam a fazer versões arrasadoras – algumas clássicas, outras bem incomuns. Tem espumante com fruta, com outras bebidas – até com cerveja! 

Ah! Segredinho: sempre coloque o acompanhamento, como a fruta ou outra bebida alcoólica, primeiro, e complete a taça com o espumante.

Assim, ele não perderá muito o gás, que influencia na composição do drinque. Vamos às receitas?

(Fotos: Getty Images, Felipe Menezes - Paradiso Cine Bar/ Divulgação)

1
Bridget Jones
Inspirado no famoso filme “O Diário de Bridget Jones”, o barman e mixologista Avener Vieira criou essa bebida sofisticada e deliciosa. Em uma taça flute, misture 50 ml de licor Cointreau, 30 ml de suco de cranberry e complete com espumante.
2
Rossini
Para quem quer proporcionar um sabor adocicado ao espumante, essa receita da sommeliere Jessica Mazinzeck, do Evino, é uma ótima opção. Junte 1 morango médio e açúcar a gosto em uma taça flute e complete com espumante. Está pronto esse drinque charmoso!
3
Espumante com morango
Essa bebida é parecida com a acima, porém mais concentrada e cremosa. O chef Guilherme Takeo dá a receita: leve ao fogo 8 morangos com 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo até que a mistura vire uma geleia. Coloque em uma taça com gelo e finalize com o espumante.
4
Bellini
Clássico, esse drinque bem cremoso também combina bem com a ceia de final de ano, por levar uma fruta tropical. Junte 500 ml de purê de pêssego (que é a polpa ou suco da fruta concentrada) a 100 ml de espumante. A dica é do chef de bar Claudinisio Ferreira, do restaurante Lola Parrilla.
5
Apple Martini
Mais uma versão caprichada com frutas. O barman Paulinho Ceará, do Bar Bottarga, do Espaço Maria Tereza, ensina: 50 ml de vodca, 40 ml de suco de maçã, 20 ml de xarope de maçã verde, 15 ml de Cointreau, 20 ml de suco de limão. Misture tudo em uma taça e complete com o espumante.
6
Kirk Royale
Esse drinque também tem uma pegada mais cremosa. O bartender Luciano Lycurgo, do Lapa 40 Graus, mostra como é fácil preparar. Basta colocar 10 ml de creme de cassis em uma taça e completar com 90 ml de espumante. Saúde!
7
Old Cuban
É forte, mas cheio de sabor. O barman Alex Mesquita, do Paris Bar, ensina o truque: em uma taça, junte 60 ml de rum, 10 ml de limão-siciliano, 4 folhas de hortelã, 1 gotas de bitter e 25 ml de espumante.
8
Black Velvet
Essa versão tem tudo para cair no gosto de quem aprecia cerveja, mas quer algo diferente nas festas de fim de ano. A sommeliere Jessica Marinzeck sugere colocar em uma taça 25 ml de cerveja stout e 75 ml de espumante. Se quiser, para decorar, acomode uma casca de limão. Feito!