Bebidas

Sabor refrescante para espantar o calor

Aprenda a fazer sucos bem fáceis, perfeitos para as refeições de verão. Delicie-se!

Sabor refrescante para espantar o calor

Ah, o verão! Mesmo com o calor intenso, a verdade é que a estação quente é uma das mais agradáveis, não é mesmo?

Para quem ama a sensação de temperatura elevada o tempo todo – e para quem não gosta também – um detalhe é certo: tem de se cuidar e tomar líquidos a todo o instante.

Que tal aproveitar o apetite com o hábito saudável de beber água e se jogar nos sucos?

Por isso, com ajuda de uma turma que entende muito do assunto, ensinamos receitas rápidas e deliciosas para você encarar o calor de forma bem leve.

Tem refresco com fruta, com leite, com legumes e até com sorvete. Ah, e de tão fáceis, a criançada pode dar uma mãozinha na hora do preparo. Vamos lá?

Fotos: Getty Images, Divulgação e Tadeu Brunelli/ Divulgação Da Terra)

Delícias para qualquer ocasião
1
Suco de água de coco com banana e hortelã
Huumm! Taí um refresco que desperta vontade só de olhar para ele. A chef Priscilla Credidio ensina a fazer esse suco bem cremoso e nutritivo. Você (só) vai precisar de 1 copo de água de coco, 1 banana e 2 folhas de hortelã. O preparo é fácil e a criançada pode ajudar: bata tudo no liquidificador e utilize uma folha de hortelã e uma rodela de banana para enfeitar.
2
Suco de laranja e morango
Esse suco, batizado de Bahamas, é ótimo para quem quer se refrescar com uma bebida que sustenta e é nutritiva ao mesmo tempo. Bata no liquidificador 150 ml de água mineral, 150 ml de iogurte congelado, 100 g de morango, 100 ml de suco natural de abacaxi, 100 ml de suco de laranja natural e açúcar a gosto. Prontinho! Quem dá a receita é o chef Edson Freitas, da Big Jack Hamburgueria.
3
Suco refrescante de maçã e salsão
Para ajudar o estômago e a garganta (olhe só!), a chef Lourdes Bottura mostra como preparar essa delícia. Anote aí: bata em um liquidificador 1 maçã sem casca e sem sementes, ½ xícara (chá) de salsão, 250 ml de água de coco, 50 ml de suco de limão, 1 xícara (chá) de gelo e, se gostar, 1 colher (sopa) de açúcar. Fica uma delícia!
4
Suco da terra
E por que não aproveitar o calorão para se livrar das toxinas e manter a boa forma? O suco detox da chef Vanzetto, do restaurante Marakuthai, vai lhe ajudar bastante. No liquidificador, bata 1 litro de suco de laranja, 200 g de beterraba, 120 g de maracujá, 250 g de lichia e 120 g de nozes. Prontinho!
5
Refresco de coco, maçã e limão-siciliano
Mais uma receita tentadora, desta vez do chef Guilherme Takeo. Junte o suco de 3 unidades de limão-siciliano, 2 folhinhas de hortelã, 100 ml de água de coco, 1 maçã pequena picadinha e açúcar (ou adoçante) a gosto. Misture tudo no liquidificador e beba gelado. É muito refrescante!
6
Suco de tomate
A bebida mais encorpada é dica do sommerlier Valmir Pereira, do restaurante Don Camillo. Você precisa misturar 1 tomate triturado e batido com um pouco de água (cerca de 100 ml), 5 gotas de molho inglês, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino moída, 1/4 de suco de limão e gelo a gosto. Prontinho!
7
Bônus: Orange shake
Como verão combina perfeitamente com sorvete e vitamina C nunca é demais, vale a pena apostar em shakes. O chef Pedro Scanferla, do restaurante Romana, ensina a preparar uma combinação deliciosa. Você vai precisar de: 4 colheres (chá) de suco concentrado de laranja, 1 xícara (chá) de suco de laranja fresco, 1 ½ xícaras (chá) de leite, ¾ de xícara (chá) de creme de leite e 2 colheres (chá) de sorvete de baunilha. Misture os ingredientes no liquidificador, depois despeje no copo e delicie-se!