Cupcakes

Coberturas para cupcakes: escolha a melhor opção

Saiba quais são as variações e quais mais se adequam à sua comemoração e aprenda a fazê-las

Coberturas para cupcakes: escolha a melhor opção

Cupcakes são versões lindas, charmosas e práticas dos deliciosos bolos de festa. Além de deixar a sua comemoração ainda mais gostosa, servem para decorar a mesa com alegria e estilo. E o segredo para este sucesso todo está nas coberturas dos bolinhos.

Tudo depende do efeito que você quer conseguir com elas: do prático doce de leite, passando pelo tradicional brigadeiro, até a irreverente cobertura de cream cheese, todas dão um toque particular ao seu doce.

Aqui trazemos dicas de algumas das coberturas mais utilizadas pelas confeiteiras para você escolher a que será mais bacana para a sua festa. Ou, então, que tal testar todas?

(Foto: Getty Images)

Um cupcake para chamar de seu
1
Buttercream
Pense em uma cobertura fácil de trabalhar e deliciosa! Essa cobertura é o buttercream. Tradicional nos cupcakes americanos, já ganhou o coração (e o estômago!) dos brasileiros. A chef Luana da Luana Davidsohn Cupcakes conta como criar seu buttercream: você vai precisar de 200 g de manteiga, 400 g de açúcar de confeiteiro peneirado, 2 colheres (sopa) de leite e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Todos os ingredientes devem estar na temperatura ambiente e vão juntos para a batedeira. Depois, é só colorir o buttercream com o corante alimentício em gel da cor de sua preferência e usar um saco de confeitar ou uma colher para decorar os cupcakes. (Foto: Divulgação Luana Davidsohn Cupcakes)
2
Glacê
Ele pode dar lindas e coloridas formas aos cupcakes. Faça assim: bata 3 claras em neve e continue batendo enquanto acrescenta 500 g de açúcar de confeiteiro peneirado, 6 colheres (sopa) de margarina e 1 colher (sopa) de suco de limão. Você pode acrescentar corante alimentício quando a mistura chegar ao ponto de glacê. Então, use o saco de confeitar para cobrir os cupcakes delicadamente. O glacê vai endurecido em até uma hora, mas você não deve colocar os cupcakes na geladeira ou a cobertura poderá voltar a amolecer devido à umidade. Dica: use uma pitada de sal para as claras ganharem mais volume. (Foto: Getty Images)
3
Marshmallow
Ele é delicioso e deixa o cupcake lindo e brilhante. Mas deve ser conservado na geladeira - e não por muito tempo, pois perde a textura ideal para a cobertura. Por isso mesmo, é mais indicado para ser utilizado em épocas mais frias, como os dias de inverno, pois o calor irá derretê-lo em minutos! Para fazer o creme, bata 4 claras em neve com uma pitada de sal e, enquanto bate, vá acrescentando uma calda feita no fogo com 1 xícara (chá) de açúcar e 1/3 de xícara (chá) de água até o ponto de marshmallow.
4
Fondant
Para conseguir aquele aspecto de doce de casamento, como um delicioso camafeu, escolha a cobertura de fondant. Diferente do marshmallow, ele não derrete com facilidade e pode ser utilizado também em dias mais quentes. E o melhor, para cobrir os cupcakes basta mergulhar a parte de cima deles na seguinte mistura: 200 g de açúcar de confeiteiro e 125 ml de água. Leve-os ao fogo até ferver e mexa bem com o fogo desligado. Enquanto estiver cobrindo os bolinhos, mantenha o fondant em banho-maria para não endurecer.
5
Ganache
Esta cobertura é supertradicional e costuma agradar a crianças e adultos. O ganache é muito fácil de ser feito e é uma prática opção para enfeitar seu cupcake. Leve 500 g de creme de leite fresco ao fogo até levantar fervura. Derrame o creme de leite quente sobre 250 g de chocolate meio amargo picadinho e deixe descansar por 5 minutos. Mexa bem até criar um creme bem lisinho e brilhante. Leve-o para a geladeira por 2 horas e está pronto! Você pode usar o saco de confeitar ou espalhar o ganache sobre o cupcake com a ajuda de uma espátula. Essa receita é uma dica especial da Melissa de Freitas, chef da Just Cupcakes, para um ganache aerado e irresitível. (Foto: Divulgação: Just Cupcakes)
6
Pasta americana
A pasta americana é ótima para fazer as decorações mais fofas e detalhistas por conta da sua praticidade de manuseio. Mas seu gosto e consistência não são unaninimidade. Por isso a dica é usá-la para fazer alguns pequenos detalhes que deixarão o cupcake mais divertido, ao invés de usar a pasta americana para cobrir todo o bolinho. Você pode comprar a pasta americana pronta ou fazê-la em casa com 2 pacotes de gelatina incolor dissolvidos em 6 colheres (sopa) de água. Leve essa mistura ao fogo baixo e junte 2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada e 2 colheres (sopa) de glucose de milho mexendo até dissolver bem. Retire do fogo e acrescente, pouco a pouco, 1 kg de açúcar de confeiteiro até formar uma massa. Depois disso você pode usar o corante de sua preferência e abrir a massa com um rolo de macarrão para ser modelada. (Foto: Divulgação Luana Davidsohn Cupcakes)