Receitas Fáceis

Ingredientes que cabem em três receitas

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Uma receita de bolo de carne que também pode virar hambúrguer ou almôndegas. Essa é a magia da receita da Lili, amiga de Vinicius de Moraes

Ingredientes que cabem em três receitas

Namorando o livro de receitas do Vinicius de Moraes, cheguei no bolo de carne da Lili. Uma receita feita pela dona da pousada o Pouso do Chico Rey, em Ouro Preto, e que era muito amiga do poeta. De preparo simples, rápido e sem mistérios, essa receita me chamou a atenção porque não leva recheio nem é assada embrulhada em papel alumínio, como o da minha mãe. Fiquei curiosa em fazer e ver se daria certo e não ficaria seco. 

Não fica porque entre os ingredientes tem carne de porco (paleta ou pernil). É deliciosa!

O que descobri, misturando os ingredientes, é que esses mesmos podem ser transformados em deliciosos hamburgueres ou almôndegas e assados no forno, o que reduz a quantidade de calorias. 

Como a receita leva um quilo de carne (500 gramas de patinho e 500 gramas de carne de porco), você pode dividir e fazer três pratos diferentes com os mesmos ingredientes: uma economia de tempo da cozinha. 

Depois de misturar tudo, separe 300 gramas para o bolo, 400 gramas para o hamburguer (fazer quatro de 100 gramas) e 300 gramas para as almôndegas. Coloque no freezer e acalme o coração - você sabe que tem comida pronta para aqueles dias de agenda corrida e com pouco tempo para preparar uma comidinha gostosa para os filhos.

Veja abaixo como preparar essa delícia apreciada por Vinicius de Moraes. Receita adaptada do livro Pois Sou Um Bom Cozinheiro - receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes, de Daniela Narciso e Edith Gonçalves (Editora Companhia da Letras).

Beijos,

Patricia

PS: Desculpem a foto da receita, mas esqueci de fotografar o meu bolo de carne. Quando lembrei, ele já havia sido devorado!
 

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Carne de boi: 500 gramas de patinho bem moída

Carne de porco: 500 gramas de pernil ou paleta bem moída

Cebola: 1/2 triturada (ou cortada bem miudinha)

Ovos: 2

Farinha de trigo: 2 colheres (sopa)

Noz moscada: Uma porção generosa ralada na hora

Pimenta do reino: Uma pitada generosa

Sal: Tanto quanto goste!

Step to step: 
Modo de preparo:
1
Junte todos os ingredientes em uma tigela. Misture bem. Separe em três bolotas grandes.
2
A primeira molde o bolo de carne, coloque em uma travessa untada generosamente com manteiga salgada e leva para assar em forno pré-aquecido, a 160 graus (ou a temperatura mais baixa que seu forno tiver), por 30 minutos.
3
Com a segunda bolota molde quatro hambúrgueres. Se não for consumir imediatamente, congele. Coloque no freezer em um prato. Quando firmarem, embale-os.
4
A terceira bolota molde almôndegas. Se também não for consumir imediatamente, congele.
5
Quando o bolo estiver assado, retire do forno e regue com um molho ferrugem. E bom apetite!