Receitas Fáceis

Receita do melhor molho de tomate caseiro

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Aprenda a fazer um molho caseiro fácil e rápido e sua macarronada vai brilhar no almoço de domingo

Receita do melhor molho de tomate caseiro

Eu já fui daquelas pessoas que achava uma perda de tempo fazer molho de tomate em casa. Não sou mais desde que descobri a receita do molho de tomate que minha mãe faz. É rápido, fácil e delicioso. Compartilho com você essa receita porque 1) todos merecem saber fazer um bom molho de tomate; 2) o preço do fruto não está mais lá nas alturas. Faça essa receita e congele para ter à mão sempre. Eu congelo sem temperar, inclusive sem sal e óleo. Minha mãe me ensinou a temperar só quando usar.

Importante:

1) Os potes de vidro não costumam quebrar no congelador. Mas não encha demais, caso contrário, o molho, ao congelar, pode transbordar do pote. O ideal é deixar um espaço de 3 cm.

2) Não, eu não sei por quanto tempo eles podem ficar no freezer porque aqui em casa não ficam mais do que duas semanas no congelador.

Beijos,

Patricia

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Tomate: 2 quilos bem maduros, se possível, orgânicos

Cebola: Duas grandes descascadas e cortadas em quatro

Alho: Quatro dentes grandes descascados

Cenoura: uma grande ou duas pequenas, se possível orgânicas

Salsão: uma xícara picado (o talo e não as folhas)

Alho porró: 1/2 xícara dele picado (a parte branca e não a verde)

Step to step: 
Modo de preparo:
1
Lave todos os ingredientes.
2
Corte os tomates, tire as semente e junte-os às cebolas, alho, cenoura, salsão e alho porró também cortados. Coloque tudo na panela de pressão. Em 15 minutos (depois que iniciar a pressão) está pronto. Acredite, não precisa colocar água porque o tomate e a cebola soltam MUITA água.
3
Desligue o fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela.
4
Aos poucos, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Muito cuidado, pois o líquido está muito quente. Faça essa etapa em duas ou três vezes.
5
Peneire o molho sobre a mesma panela que você usou para cozinhar os tomates.
6
Volte a panela ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o caldo, algo que leva cerca de 20 minutos.
7
Enquanto o molho apura, lave os potes de vidro e no último enxágue passe água fervente. O molho de tomante será colocado nesses potes, que, ao esfriarem, serão levados ao congelador. Senão quiser congelar, basta temperar e se deliciar.