Receitas Saudáveis

7 dicas para incentivar as crianças a provarem alimentos diferentes

Veja como ajudar seus filhos a conhecerem novos sabores sem dramas e amplie as possibilidades de cardápio na sua casa

7 dicas para incentivar as crianças a provarem alimentos diferentes

Conseguir que as crianças aceitem experimentar novos alimentos pode ser uma tarefa cansativa e frustrante. Isso porque, em geral, ao primeiro olhar para uma comida diferente, elas costumam dizer que não gostam, mesmo se recusando a experimentá-la.

Mas não desista!

Saiba que existem algumas formas de você conseguir fazer com que seus filhos experimentem novos sabores sem dramas. Aqui, separamos 7 dicas para ajudá-la.

(Foto: Getty Images)

1
Tenha calma
O pior que você pode fazer é gritar e se desesperar. Quando os seus filhos se deparam com uma comida que não é comum, perguntam o que é e - podemos garantir - dirão que não gostam. Para isso, você terá que pedir que provem e, depois, deem a sua opinião, dizendo que o objetivo é que a conheçam. Relaxe e lembre-se que, para que as crianças comam um alimento regularmente, deverão prová-lo por, pelo menos, 12 vezes.
2
Transforme-o na primeira mordida
Aproveite os momentos nos quais seus filhos têm muita fome para introduzir novos alimentos. Antes que se sentem à mesa para devorar o espaguete, peça que provem as couves-de-bruxelas ou algum outro novo vegetal. Eles ficam mais dispostos a experimentar quando estão famintos.
3
Faça uma degustação
Em vez de servir a refeição completa, coloque alguns pedacinhos nos pratos: será mais fácil que provem a couve-flor se você der apenas pequenos pedaços, ao invés de colocar grande quantidade no prato.
4
Esqueça-se das negociações e dos substitutos
Às vezes, preferimos evitar uma discussão a alcançar nosso objetivo e terminamos cedendo ante às birras. Mudar os vegetais por batatas fritas ou pedir alguma comida especial é o oposto do que você deseja conseguir. Portanto, procure não cair nestas saídas fáceis, tampouco ofereça recompensas por provar os novos alimentos.
5
Permita que ajudem em casa
Quando as crianças também vão às compras e escolhem os ingredientes da comida, ficam dispostas a ajudar e a provar o que preparam. Traga seus filhos para a cozinha e peça para que ajudem com tarefas simples, enquanto você os lembra sobre os benefícios de cada ingrediente. No final, vão estar tão orgulhosos de suas criações culinárias que não hesitarão em experimentá-las.
6
Evite as influências
Seus filhos, especialmente quando menores de 10 anos, são muito influenciáveis, e à primeira queixa, poderão fazer birras. Para evitar isso, procure manter os mais velhos tranquilos, para que os mais novos se mostrem dispostos a imitar os irmãos.
7
Crie um ambiente especial
Arrume a mesa para que esteja atrativa e inclua detalhes originais, como novas toalhas, guardanapos decorados ou talheres especiais. Com certeza as crianças vão gostar e querer experimentar o jantar!