Receitas Saudáveis

9 lanches práticos para a criançada comer bem

Com estas dicas, a correria não poderá mais ser desculpa para descuidar da alimentação da família...

9 lanches práticos para a criançada comer bem

Uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso ou obesa. O número é alarmante e explica bem a crescente preocupação dos médicos, não só no Brasil como no mundo, com a qualidade da alimentação das famílias e, consequentemente, de seus pequenos integrantes.

O documentário “Muito Além do Peso” ajuda a dar uma boa ideia da dimensão desse problema.

Mas é fundamental alertar que, mesmo quando os efeitos da alimentação desregrada não aparecem de forma tão clara quanto nas crianças obesas, isso não significa que esteja tudo bem com seu filho. Fique de olho!

Consequências imediatas

“Hábitos alimentares saudáveis trarão, no futuro, respostas positivas com relação a possíveis ameaças e doenças”, destaca a nutricionista Bianca Souza Maria. Mas é importante lembrar que a alimentação saudável não influencia somente no longo prazo.

No dia a dia, a criança que come com qualidade tem muito mais disposição para estudar e brincar, dorme melhor e pega menos gripes e resfriados.

E a correria não pode ser desculpa para a família acabar sempre recorrendo a fast-foods e comidas congeladas, ricas em gordura e sódio que não devem ser consumidos em excesso.

A nutricionista Raquel Arias dá algumas dicas fáceis de serem seguidas para conseguir adaptar o cardápio da família a um estilo de vida mais saudável:

  1. Organize as compras do supermercado. Planeje algumas refeições da semana e faça a lista com base nos ingredientes que serão necessários. E não vá fazer compras com fome, para não comprar mais que o necessa’rio.
  2. Crie o hábito de congelar alimentos. Se cozinhar em pequenas quantidades não tem graça, por que diminuir? Faça a quantia que quiser e reserve o que sobrar: basta distribuir a comida pronta em saquinhos ou pequenos recipientes e levar ao congelador.
  3. Troque o refrigerante pelo suco, de preferência feito com a própria fruta. Uma centrífuga de frutas pode ser uma boa aquisição para ajudar nessa tarefa. Fica bem mais fácil fazer sucos e criar misturas inusitadas não só entre as frutas, mas também com verduras - quem nunca bebeu um suco de limão com couve mel não sabe o que está perdendo.
     

Seguindo essas três dicas básicas, fica um pouco mais fácil se organizar no dia a dia. Mas para facilitar ainda mais a sua vida, confira uma lista com 9 receitinhas de lanches práticos, saudáveis e, principalmente, saborosos para a criançada.

Se comer demais é errado, ficar muito tempo sem comer também. Encaixe esses lanchinhos entre as principais refeições dos pequenos. Já dizia nossa avó: “saco vazio não para em pé!”.

1
Frutas desidratadas e crocantes
Não precisa contar o nome todo para não ouvir um sonoro blééé. Coloque-as em um pote colorido e dê para seu filho ou filha para substituir os salgadinhos industrializados.
2
Legumes ou frutas no palito
Uma forma divertida para apresentar novos sabores mais saudáveis para os pequenos é inventar moda e servir alimentos saudáveis como se fosse um churrasquinho. Corte um palito de madeira ao meio para servir de suporte para cenouras, pepinos, palmito ou maçãs, uvas e morangos. Mas nada de chocolate, é claro!
3
Patês à base de ricota
São uma ótima pedida para um lanche rápido e saboroso no pão integral.
4
Torta de legumes
As tortas de liquidificador são superfáceis de fazer e o recheio pode variar a gosto: desde uma lata de seleta de legumes (só atente à quantidade de sódio) até brócolis ou couve-flor com queijo branco. A imaginação é que manda!
5
Quibe assado
O preparo também é relativamente simples, levando carne moída, ovo e trigo. Basta misturar tudo e, se quiser, acrescentar pouco sal, cebola e salsinha para dar um toque especial no tempero. Deu até água na boca, não é?
6
Salada de frutas com mel
Corte as frutas em pedaços maiores (e mais fáceis de comer pela a criançada) e cubra com uma camada de mel. Doce, gostoso e saudável.
7
Gelatina
Tem prato mais fácil de fazer que gelatina? Água quente, mistura o pozinho, água fria, mistura de novo e toca para a geladeira. É só esperar algumas horas e atacar! Uma boa dica é separar a mistura em forminhas divertidas antes de gelar.
8
Sanduíches no pão integral
São ideais quando a criança precisa de mais energia (como, por exemplo, antes de ir para aula de alguma atividade esportiva). O segredo aqui é maneirar no recheio: alface, tomate, queijo branco e peito de peru são uma combinação infalível. No paladar e na saúde.
9
Creme de legumes
Escolha os legumes da sua preferência (cenoura, mandioquinha, batata, beterraba) e rale-os. Bata no liquidificador com água e leve ao fogo, acrescentando um fio de óleo e tempero. Um pouco de farinha de trigo ajuda a engrossar o caldo.