Receitas Saudáveis

Camarões ao forno: receita saudável e com a cara do verão

Seus dias de calor vão ficar ainda mais deliciosos com este prato que, além de muito prático, colabora com a saúde da família, pois não tem fritura

Camarões ao forno: receita saudável e com a cara do verão

Camarões fritos são extremamente saborosos e costumam fazer parte do cardápio de verão – principalmente quando estamos na praia! Mas nós podemos transformar essa receita em um prato ainda mais saudável se utilizarmos o forno em vez da frigideira com óleo. E é só experimentar esta sugestão de camarão assado para comprovar que é possível comer de forma saudável, sem sofrer com pratos insossos. 

Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Tempero:
Ingredients Group 1 List: 

Gema de ovo: 1 unidade

Óleo de canola: ½ xícara (chá)

Mostarda Dijon: 1 colher (chá)

Pimenta-do-reino: a gosto

Sal: a gosto

Salsinha picada: 1 colher (chá)

Suco de limão: 1 colher (chá)

Casca de limão ralada: 1 unidade

Ingredients Group 2 Name: 
Camarões:
Ingredients Group 2 List: 

Camarão: 500 g, grandes, descascados e limpos

Pão ralado ou farinha de rosca: 1/2 xícara (chá)

Farinha de trigo: 1/2 xícara (chá)

Azeite de oliva: 1/4 xícara (chá)

Clara de ovo: 2 unidades batidas

Sal: 1 colher (chá)

Pimenta-do-reino: 1/2 colher (chá)

Pimenta-caiena (opcional)

Step to step: 
Modo de preparo
1
Para o tempero de limão:
Prepare uma panela com água fervente para banho-maria.
2
Bata a gema de ovo em um bowl sobre a água fervendo por 20 segundos (banho-maria) ou até que esteja grossa e brilhante. Cuidado para não esquentar demais, pois não queremos ovos mexidos!
3
Retire o recipiente da panela e continue batendo até que a gema esteja fria. Acrescente a mostarda e, depois, o azeite, mas vá fazendo isso aos poucos, até que o tempero chegue a ficar com consistência mais densa e sedosa.
4
Sempre batendo, acrescente o suco e o limão ralado, a salsinha, o sal e a pimenta. Antes de refrigerar e deixar o tempero pronto para comer, prove-o para ver se está bem temperado – se não, acrescente um pouco mais de sal e pimenta. Reserve.
5
Camarões:
Preaqueça o forno a 220 °C.
6
Despeje a farinha de trigo em um saco de plástico transparente. Reserve. Ao lado, na mesa, mantenha um bowl com as claras de ovo e outra tigela com o pão ralado (ou farinha de rosca) temperado com sal, pimenta-do-reino e pimenta-caiena (caso queira acrescentar). Finalmente, coloque o azeite de oliva em uma assadeira e coloque-a ao lado do recipiente do pão ralado.
7
Coloque os camarões no saco com a farinha e mexa-os bem para que a farinha recubra cada camarão completamente. Depois disso, um por um, agite-os suavemente para tirar o excesso de farinha.
8
Passe os camarões nas claras de ovo batidas e, depois, no pão ralado ou farinha de rosca. Coloque os camarões na assadeira. Se quiser, pode preparar os camarões com antecedência e refrigerá-los neste ponto, até que você tenha tempo de colocá-los no forno.
9
Depois que todos os camarões estiverem recobertos, coloque-os no forno por 5 minutos. Vire-os para logo voltar ao forno por 5 minutos a mais - ou até que estejam crocantes. Os camarões devem ficar rosados, opacos e vão encolher um pouco. Sirva-os com tempero de limão.