Saladas

Saladas com cara de festa

Para sair do básico, aposte em acompanhamentos com ingredientes diferentes e especiais para as ceias de Natal e Ano-Novo

Saladas com cara de festa

O Natal está logo aí e os preparativos para a ceia com amigos e familiares estão a mil, certo? Para uma celebração perfeita, tudo tem de estar certinho: os presentes sob a árvore, uma harmonia entre os convidados, uma decoração caprichada e, claro, uma mesa recheada de delícias.

Para incrementar ainda mais esse jantar supertradicional, que tal apostar em ideias bem elaboradas de saladas? Além de serem muito saudáveis, essas delícias enfeitam a mesa por trazerem um colorido e gostinho a mais.

E nada de ficar na mistura de folhas verdes, não. Pode se jogar na criatividade. Selecionamos algumas receitas que apostam em combinações maravilhosas de ingredientes. Tem fruta com verdura, folhas com frango, salada vegana, com flores...

(Fotos: Getty Images, Fernando Veiga [La Mole], Wellinton Nemeth [Praça São Lourenço]/ Divulgação)

1
Tostado de arroz com pinhão, palmito e minifolhas
Receita que encanta pelo visual e pelo sabor, essa dica é da subchefe Natália Ramos. Você vai precisar de: 50 g de arroz negro, 50 g de arroz selvagem, 3 palmitos cortados em tiras, 50 g de pinhão, raspas de 1 limão siciliano, 2 colheres (café) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 50 g de minirrúcula e sal a gosto. Cozinhe os grãos por cerca de 30 minutos, escorra e reserve. Depois, toste os pinhões com o azeite e a salsinha, acrescente os palmitos. Reserve também. Toste o arroz com azeite, o gengibre e a raspa de limão e, então, acrescente essa mistura aos pinhões e aos palmitos. Após esfriar, disponha a minirrúcula e mexa delicadamente para misturar.
2
Salada de frango
O chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço, ensina a preparar essa delícia com frango. Anote: 1 pé de minialface romana, 1 pé de radicchio, 1 pé de alface frisada, 1 pé de alface crespa roxa, 360 g de batatas cozidas e cortadas em rodelas, 80 g de frango confitado (cozido) em azeite de oliva, 120 g de queijo pecorino ralado, 80 ml de molho de limão (mistura de 60 ml de azeite e 20 ml de suco de limão-taiti), sal a gosto. Em um bowl, coloque as batatas, disponha o mix de folhas e o frango cortado em tiras médias. Tempere tudo com o molho de limão e polvilhe o queijo ralado.
3
Salada primavera
Linda, colorida e refrescante: assim é a salada do chef Tião, do restaurante La Mole. Misture os seguintes ingredientes delicadamente: ½ pé de alface comum, ½ pé de alface crespa, ½ pé de alface americana, ½ pé de alface roxa, 200 g de rúcula, ½ porção de broto de alfafa, 1 abobrinha ralada, 2 cenouras raladas, ½ repolho roxo cortado à julienne e hortelã a gosto. Acrescente 3 colheres (sopa) de molho de iogurte natural e decore com 5 flores de capuchinha e 5 pimentinhas biquinho.
4
Salada vegana
Para os convidados veganos, a dica da chef Érica Formighieri, do restaurante Lá no Escritório, é a salada à base de grãos. Para prepará-la, você vai precisar de 50 g de trigo grosso, 50 g de quinoa, 50 g de cevada, 2 folhas de louro, ½ maço de agrião, 20 g de damascos, 20 g de castanha-do-pará, 20 g de ameixa, 100 g de abóbora japonesa cozida, 50 g de açúcar, 1 ramo de alecrim e 1 ramo de tomilho. Faça um caldo com um pouco de açúcar e água e caramelize levemente a abóbora. Cozinhe todos os grãos em água e louro por cerca de 20 minuto, escorra e reserve. Depois, prepare o molho da salada misturando 10 ml de vinagre balsâmico, 10 ml de molho de romã, 40 ml de azeite, 10 g de mel, sal e pimenta a gosto. Pique o damasco, a castanha e a ameixa, despeje sobre os grãos, além das folhas, frutas secas, tomilho e a abóbora. Sirva com o molho.
5
Salada de batata
Essa salada fica uma delícia para acompanhar os pratos elaborados das ceias. A dica é do chef Guilherme Takeo, que ensina a montá-la de forma prática: você vai precisar de 1 batata cozida e cortada em cubo, ½ maçã cortada em cubinhos, ¼ de salsão picado, 1 colher (sopa) de maionese, 5 gotas de suco de limão e 1 colher (sopa) de salsinha picada. Misture tudo. Sirva a salada acompanhada por 3 fatias de pão de forma torrado e cortado em cubos, como croutons.
6
Salada de folhas e frutas
A combinação entre folhas e frutas é perfeita para enriquecer ainda mais sua ceia. Para preparar essa receita, da chef Érica Formighieri, use 100 g de alface americana, 30 g de rúcula, 100 g de tomate fresco, 150 g de manga, 30 g de parmesão e 20 g de batata-palha. Misture todos os ingredientes, cortando as folhas grosseiramente, salpique lascas de parmesão e a batata-palha por cima.