Sobremesas e Doces

Receitas de brigadeiro diferentes

Confira deliciosas opções para dar cara nova ao doce preferido das crianças

Receitas de brigadeiro diferentes

Eles são fofinhos, cheirosos, macios e incrivelmente deliciosos. Ah, os brigadeiros... Amados por crianças e adultos, eles têm presença garantida em festas de aniversário.

Aqui você vai encontrar diferentes opções, incluindo a versão gourmet, uma ideia supersaudável e até uma receitinha bem fácil que pode ser feita por seus filhos no micro-ondas.

Ah! E pode variar a forma de servir: enroladinho, em potinhos de plásticos, em vidrinhos ou em colheres estilosas. Vamos para a cozinha? 

Qual o seu preferido?
1
Brigadeiro de leite em pó
“Essa receita as crianças adoram e é muito fácil de fazer”, ensina Wanessa Lima, chef patissiere do atelier Coisas de Alice, do Rio de Janeiro. Junte, em uma panela, 40 g de chocolate branco, 1 lata de leite condensado e 1 colher (sopa) de leite em pó. Mexa em fogo baixo até que a massa comece a soltar do fundo da panela. Despeje a massa em um prato untado com manteiga extra sem sal e deixe esfriar. Então, enrole as bolinhas e passe-as no leite em pó. Aí é só curtir essa delicinha com seus filhos! (Foto acima: Divulgação/ Coisas de Alice)
2
Brigadeiro de mandioca
Aqui, o brigadeiro é uma dica especial da chef Reila, do Reila Miranda Buffet e é ótimo para ser degustado sem culpa, já que sua receita não leva leite condensado. Saudável, é uma deliciosa opção para as crianças não consumirem tanto açúcar. Para prepará-lo, coloque em uma panela 100 g de margarina, 400 g de mandioca cozida e amassada, 200 g de açúcar e 120 g de chocolate em pó. Misture bem e cozinhe até desprender do fundo da panela. Depois de frio, modele os docinhos e passe-os no chocolate ralado ou granulado.
3
Brigadeiro de micro-ondas
Receita na medida certa para ser feita com segurança pelas crianças, ela usa o micro-ondas e leva leite condensado em caixinha para evitar acidentes com as latas. Veja como é fácil: coloque em um refratário fundo uma caixinha de leite condensado, 1 colher (sopa) de margarina e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Misture tudo e leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência alta. Mexa novamente e retorne para mais 4 minutos na potência alta. Mais uma vez, mexa um pouco e transfira o brigadeiro para um prato raso para que ele esfrie. Depois, é só enrolar e passar as bolinhas no chocolate granulado.
4
Brigadeiro de creme de avelã
Veja só: não tem como uma combinação dessas ficar ruim – e, melhor ainda, sendo tão fácil de ser preparada. A dica é da sócia-proprietária da Xocolats, Ana Paula Cavasoti de Souza, que ensina a fazer o brigadeiro de creme de avelã. A receita pode ser servida em copinho para comer de colher ou na própria colher descartável, com enfeitinhos diversos, como granulado colorido ou raspas de chocolate. Anote: 1 lata de leite condensado, 200 g de chocolate em barra meio amargo, 1 colher (sopa) de margarina sem sal e 150 g de creme de avelã. Coloque a margarina e o chocolate em uma panela e mexa até derreter. Acrescente o leite condensado, mexendo por cerca de 5 minutos. Aí é hora de acrescentar o creme de avelã e misturar mais um pouco. Se preferir enrolar o doce, mexa até o fundo da massa começar a desgrudar da panela. (Foto: Divulgação/ Xocolats)
5
Sorvete de brigadeiro
Essa é a opção perfeita para os dias quentes de verão. Combinar o sabor do brigadeiro com a refrescância do sorvete é certeza de sucesso! Para conseguir este resultado, basta adicionar a receita básica de brigadeiro a 500 ml de creme de leite fresco batido na batedeira (com a batedeira ligada). Acrescente 1 xícara (chá) de chocolate em pó e bata mais um pouco. Transfira, então, a mistura para um pote e leve-o ao congelador.
6
Brigadeiro gourmet
As brigaderias estão fazendo o maior sucesso por aí - e não é à toa, pois os brigadeiros gourmets são uma verdadeira tentação. Essa receita derrete na boca: leve ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 200 g de creme de leite e 200 g de chocolate meio amargo picado. Mexa a mistura até começar a desgrudar da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas e decore-as com miniconfeitos de chocolate coloridos. As crianças vão adorar essa ideia!
7
Brigadeiro de paçoca
Opção divertida para as férias, esta receita irá encantar a criançada! Leve ao fogo baixo 4 paçocas amassadas, 1 lata de leite condensado, 1/2 lata de creme de leite e 1 colher (sopa) de manteiga. Mexa bem até a mistura desgrudar da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe-as em amendoim triturado ou paçoca amassada para decorar.
8
Brigadeiro básico
E para quem gosta do bom e velho brigadeiro, essa tradicional receita é fácil, rápida e uma delícia. Leve ao fogo baixo uma lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de margarina e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Permaneça mexendo a mistura até que ela solte da panela. Para comer o brigadeiro com colher, deixe-o mais mole. Para enrolar, deixe em ponto mais grosso, espere esfriar e faça bolinhas para passar no chocolate granulado.