Artes & Crafts

7 presentes de Natal para fazer em casa

Aprenda a preparar lembrancinhas práticas e econômicas para não deixar a data passar em branco

7 presentes de Natal para fazer em casa

Em tempo de crise, o orçamento para os presentes de Natal acaba sofrendo cortes e muitos amigos e parentes deixam de receber as costumeiras lembrancinhas de fim de ano.

Mas a redução nos gastos não precisa, obrigatoriamente, significar que todos os queridos vão ficar sem um mimo de Natal.

Com um pouco de criatividade e disposição para colocar a mão na massa, é possível fazer em casa presentes bem bacanas.

Confira algumas sugestões para mulheres, homens e crianças.

Cadernos decorados

Cadernos e agendas decoradas são opções econômicas de presentes para as amigas. Você pode transformar itens básicos, cobrindo a capa com tecidos estampados e fofos. Para isso, com ajuda de um pincel, espalhe cola de artesão sobre a capa dura e vá esticando o tecido com cuidado para não enrugar. A capa ainda pode ser decorada com laços, fitas, botões ou apliques.

Tiaras para crianças

“Um jogo de três tiaras (arcos) coloridas, quando colocado em uma bela caixa, se transforma em um presente que enche os olhos de qualquer menina vaidosa”, sugere a artesã Érica Fontes. O processo de confecção é simples e não exige muitos materiais. Um arco simples pode ser encapado com retalhos de tecido ou enrolado com fita de cetim. Prenda uma flor ou laço de tecido com cola quente na lateral ou parte de cima e pronto.

Bolo no potinho

Taí um presente gostoso e que agrada pelo visual lindo. O primeiro passo é escolher um vidro com tampa bem vedada e esterilizá-lo com cuidado. A montagem do doce pode levar apenas bolo e recheio ou ganhar pedaços de frutas, nozes ou confeitos de chocolate. Confira aqui algumas receitas.

Caixas organizadoras

Com retalhos de tecido, fitas e um pouco de criatividade, é possível transformar embalagens antigas em caixas organizadoras. Se a caixa for frágil, fortaleça o fundo e as laterais com placas de papelão antes de aplicar o tecido.

Caixa de whoopies

Você já ouviu falar em whoopie? É uma receita americana que lembra muito um sanduiche de biscoito com marshmallow. Fáceis de fazer, eles podem ser colocados em potes ou caixinhas decoradas e oferecidos como lembrancinhas aos amigos. Aqui tem a receita para você colocar a mão na massa.

Bonecos de feltro

Não faltam na internet modelos gratuitos de bonecos feitos com feltro. “Com o molde em mãos, risque a parte interna do tecido usando giz branco e recorte com cuidado. Recheie com fibra sintética e vá costurando até unir as duas partes de tecido totalmente. O segredo para um bom boneco de feltro é fazer uma costura bonita”, explica a artesã Regina Monteiro.

Sabonetes artesanais

Para os homens, uma boa opção de presente é a caixa de sabonetes. Fáceis de fazer, podem ganhar fragâncias masculinas e cremes hidratantes. “Prepare uma caixa com os sabonetes, esponjas, pinceis de barbear, loções pós barba e boas lâminas. O presente, com certeza, agradará”, garante Regina Monteiro.

Garrafas decoradas com flores

Com um retalho de renda e um pedaço de fita é possível transformar garrafinhas de vidro transparentes em lindos vasinhos. O enfeite serve tanto como lembrancinha para quando decorar a mesa nas noites de festa.

(Fotos: Érica Fontes [tiara], Lily Cake Shop [bolo no potinho], Regina Monteiro [bonecos de feltro e sabonetes artesanais], Tête-à-tête Papelaria [caderno]/ Divulgação)