Criar e brincar

Beatles e videogames ensinando inglês

Por Samantha Shiraishi
@maecomfilhos

Se a ideia de oferecer uma visão contemporânea de mundo e ao mesmo tempo agilizar o aprendizado de idiomas, indico que esta troca cultural permeie tudo!

Beatles e videogames ensinando inglês

Aí também já surgiu um quarteto na sala “playing” Yellow Submarine? Se aconteceu, aposto que você é como eu e agradece aos games que ensinam boa música às novas gerações!

(risos)

Tenho uma teoria baseada na prática daqui de casa: quem (ainda) acha que videogame deseduca não tem um bom console moderno! Quando eu era “menina gamer” brincando de Atari na locadora de jogos que ficava na frente do curso de inglês, a coisa era mesmo vazia: Jungle Hunt e Pac Man não estimulavam muita coisa, mas hoje os jogos podem até ser educativos.

O nosso primeiro videogame veio em 2009 com o Wii e logo gamamos na série do Rock Band. O jogo nos permitiu encontrar novas afinidades com os meninos, voltar a estudar música (eu brinquei de aprender violão e baixo na adolescência, hoje os meninos é que fazem o caminho, com guitarra e teclado) e aproveitar para fazer viagens culturais através da música.

Claro, não precisa de videogame para isso, basta querer compartilhar com as crianças as escolhas da gente e descobrir as deles também. Sempre que encaramos uma roadtrip (amamos viajar de carro!) e eles são “forçados” a ouvir nossas músicas, conversamos sobre os estilos, épocas e aprendemos inglês juntos.  

Tem outros jeitos de fazer esta brincadeira e ensinar que o rock é também música do tempo dos pais e avós: um exemplo é a edição do livro Yellow Submarine para iOS (iPad, iPhone, iPod), que é uma gracinha e dá uma noção da obra dos Beatles. Outra dica para quem quiser aproveitar para aprender ou ensinar inglês de forma divertida é o canal Have fun and learn to read using the Beatles!

Se a ideia de oferecer uma visão contemporânea de mundo e ao mesmo tempo agilizar o aprendizado de idiomas é um dos planos para seus filhos, indico que esta troca cultural permeie tudo!

Me conte: aí na sua família, as brincadeiras culturais também viram troca cultural sem peso? Compartilhe suas histórias também, comente! ;-)

P.S. Para quem não viveu ainda esta fase, vale explicar: Rock Band para Wii ou Guitar Hero para Playstation foram parte de uma série popular de videogames de gênero musical. Infelizmente, a série foi descontinuada, mas tem o mérito de ser a primeira do estilo jogo musical que permitia o uso de guitarras, bateria e microfone, e jogo simultâneo de até 4 jogadores.

comentarios