Dentro de Casa

25 ideias para distrair as crianças

Seu filho só reclama que não tem o que fazer e seu repertório de atividades já está no limite? Essas dicas podem ser uma bela ajuda

25 ideias para distrair as crianças

A energia e o pique das crianças parecem não ter fim, não é mesmo? Bem diferente da lista de brincadeiras que nós, mamães, temos guardada na manga.

Depois de inventar de tudo e mais um pouco, chega aquele momento em que já não sabemos mais o que fazer para entreter os filhos.

Eles, por sua vez, não economizam nas reclamações por não terem nada a fazer… É, bem tenso mesmo!

Mas se desesperar não adianta, tampouco ceder à televisão ou tablets da vida para que a turma mirim se aquiete.

Nessa árdua tarefa de encontrar atividades para a garotada, resolvemos listar uma série de opções para você renovar seu estoque de possibilidades. Tem dica de mamãe que vive a mesma situação que você. Tome nota!

  1. Invente histórias. “Uma brincadeira que eles adoram é um começar uma história e outro tem que continuar do ponto que o primeiro parou. A gente cria história, um complementando o gancho do outro. Eles amam!”, conta Luciana Cristhovam, mãe de Sofia, 8 anos, e Theo, 4 anos e meio, de São Paulo (SP).
  2. Resgate brincadeiras de rua.
  3. Faça um piquenique dentro de casa.
  4. Banque o cientista.
  5. Prepare cupcakes.
  6. Aposte na tradição. “Para tirá-lo dessa era de brincadeiras tecnológicas, estimulo e brinco com ele com aqueles jogos que nós curtíamos na infância, como pega-vareta, quebra-cabeça, jogo da memória”, compartilha Paula Kelly Siqueira Voltarelli Cunha, mãe de João Vítor, 5 anos, e de Luís Gustavo, 2 meses, de Palmas (TO).
  7. Confeccione máscaras
  8. Monte (e brinque com) um jogo de argolas ecológico.
  9. Divirta-se com sombras. “Fecho as cortinas, pego uma lanterna e brincamos de teatro de sombra com as mãos, inventando histórias conforme vão aparecendo as sombras. Eu brincava assim quando era pequena e repito com eles”, diz Suzana Falango, mãe de Diego, 9 anos, e Thiago, 13, de São Paulo (SP).
  10. Construa um castelo igual ao da Cinderela.
  11. Brinque de médico como a Doutora Brinquedos.
  12. Treine o português. “Quando ela está entediada, sugiro a brincadeira do Stop, que ela adora. Entra todo mundo na dança: eu, a irmã, os avós...”, conta Francismara Primon, mãe de Marianne, 10 anos, e Isabella, 17, de Califórnia (PR).
  13. Invista nos jogos de tabuleiros (melhor ainda se feitos por vocês).
  14. Chame Anna e Elsa, de “Frozen – Uma Aventura Congelante” para brincar.
  15. Faça mímica. “A gente brinca muito de mímica, eles adoram!! Vale mímica de filme, de bicho, de palavra, de várias coisas”, conta Luciana.
  16. Estimule o contato com a natureza. “O João Vítor gosta de brincar na terra com seus caminhões e máquinas de engenharia. Dessa forma, sei que ele também se diverte muito e de maneira mais saudável”, avalia Paula Kelly.
  17. Embarque numa tarde divertida entre mãe e filhos pintando juntos.
  18. Desenhe. “Quando não tem com quem brincar e eu não a deixo usar o tablet, a Mari desenha e faz projetos para o Minecraft dela”, acrescenta Fran.
  19. Monte um “cabeça de grama”.
  20. Transforme meias em fantoches.
  21. Faça de conta que está em um circo.
  22. Encene com massinhas. “Outra brincadeira que a gente faz bastante é pegar massinha, montar personagens e ambientes e criar historinhas também com os bonequinhos e cenários”, relata Luciana.
  23. Construa uma cabana ao lado de um sofá, com lençol, almofadas e mantas.
  24. Monte uma fantasia de super-herói usando roupas do papai e da mamãe.
  25. Brinque de basquete com bolas de papel e um cesto de lixo.

 

Quais outras sugestões você acrescentaria?

(Foto: Getty Images)