Fantasias

É (quase) Carnaval: faça fantasias de bichos para as crianças

Peças que encantam a turminha e até mamães e papais entram na folia para deixar esse momento mais encantador e divertido para os filhos

É (quase) Carnaval: faça fantasias de bichos para as crianças

O Carnaval está logo aí e a criançada vai querer fazer a festa nos dias de folia. Se você está quebrando a cabeça para decidir a fantasia do seu filho, não se preocupe porque vamos dar uma superajuda.

Que tal entrar na onda do próximo filme da Disney•Pixar, que será lançado dia 18 de fevereiro, a animação Zootopia?

O nome é da cidade em que se passa o filme: uma grande metrópole habitada por animais de todas as espécies, protagonizada por uma policial coelha, Judy Hopps, e uma raposa de caráter duvidoso, Nick Wilde.

Para entrar no clima da animação (que promete conquistar muitos fãs), fantasias de bichos não são difíceis de fazer - e a criançada adora! Além disso, é bem possível reutilizar peças disponíveis no próprio guarda-roupa dos pequenos.

Quem afirma é a estilista e especialista em tendência de consumo da Trend|247, Daniela Zanardo. Ela lembra que festas como o Carnaval não precisam de grandes investimentos. “O armário infantil é riquíssimo em matéria-prima para criar fantasias, sem necessidade de gastar muito”, enfatiza.

As crianças têm roupas que ficam pequenas e a ocasião é sempre sinônimo de cores e criatividade, sem contar que você não precisa reproduzir fielmente o animal escolhido; basta pensar nas características principais e, em cima disso, criar com o que se tem em mãos.

Por exemplo, roupas podem ser recortadas, em losangos, de várias cores, costuradas sobre uma camiseta para fazer um pássaro. “Aproveite uma camiseta de manga longa que esteja justa e coloque os losangos na manga e na frente, assim você já terá uma alegoria de pássaro. Depois, complemente com um bico feito em cone de cartolina e amarrado com um elástico. Seu filho pode voar e arrasar", aposta Daniela.

Outra ideia incrível – e fácil! – é transformar o pequeno no rei da selva, o leão. Meça uma tira de tecido ao redor da cabeça da criança, corte e acrescente um botão ou colchete. Pode ser usada uma gola velha de camisa também.

Depois, faça montinhos de lã ou corte tiras de feltro marrom e costure-os ao redor: está pronta a juba para o seu leãozinho. “A roupa pode ser bege. Para fechar, basta costurar um rabo na camiseta, que pode ser facilmente confeccionado com retalhos e arrematado na ponta com um pompom de lã", ensina a estilista. Incremente com maquiagem, lembrando de usar produtos específicos para crianças.

Ainda acha muito complexo? Então, essa não vai ter erro. Inspirada na agitada personagem Judy Hopps, para fazer um coelho, você pode pegar uma tiara (arquinho) de cabelo, fazer duas orelhas em cartolina e revestir com algodão. Depois, pinte o nariz com lápis de olho em formato de triângulo, risque os bigodinhos e vista a criança com uma roupa branca.

“Para finalizar a fantasia, revista luvinhas de látex com algodão (elas vão se transformar em patinhas fofinhas) e costure um pompom na bermuda para representar o rabo. Está pronto o coelho – ou coelha – mais fofo do Carnaval”, finaliza Daniela.

É bicho ou não é?

Luana Botelho, 32 anos, é mãe da Gabriela (6 anos) e adora confeccionar mimos em peças de feltro, que podem ser vistos na página do Facebook chamada Caixinha de Feltros. Fazer fantasias para sua filha já virou marca registrada e, recentemente, a pequena a desafiou: pediu uma fantasia de sereia.

“Ao pesquisar inspirações pensei em fazer a fantasia de feltro. Comprei um tecido mais resistente, além do feltro. Para o feltro, decidi as cores (azul e verde) e comprei 2 tons de uma cor e 3 tons de outra cor. Fiz uma saia até o calcanhar com o tecido num tom verde claro e recortei escamas para ficar como a cauda da sereia”, explica.

No tecido pronto, Luana colou uma a uma as escamas, intercalando as cores com cola quente. “E ainda fiz uma finalização da cauda em feltro com enchimento e preguei no final da saia. Peguei uma blusinha regata dela e fiz duas conchas em feltro e colei na blusinha”, conta.

A pedido de Disney Babble, Luana bolou um passo a passo para quem quiser reproduzir a fantasia de sereia ou fazer um peixinho.

(Fotos: Getty Images e Caixinha de Feltros/ Divulgação)

Materials Title: 
Fantasia de sereia ou peixinho

Materials Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Materials Group 1 List: 

Saia curta ou longa (para sereia) ou uma bermuda (para peixinho)

Retalhos de tecido lisos ou estampados

Blusinha regata

Cola para tecido ou cola quente

Caneta

Tesoura

Pote de plástico redondo

Mãos à obra!
1
Com os retalhos na mão, pegue um pote de plástico redondo e rabisque círculos nos tecidos. Corte as bolas e cole-as na saia de baixo para cima, para reproduzir o efeito de escamas. Na última fileira (a da cintura), você poderá mostrar a bolinha inteira.
2
Recorte em uma folha de sulfite o modelo de concha e, depois, o transfira para o tecido para cortar. É importante você colocar o molde no lado avesso do tecido para não aparecer. Depois que cortar, cole as conchas na blusinha (de cor diferente), como se fosse um top. Espere secar.
3
Para os meninos, basta colar as bolinhas numa bermuda e na regata, de baixo para cima, para imitar as escamas. Assim, ele será um lindo peixinho. Ele pode ser até um tubarão se você utilizar um tecido cinza e colar nas costas uma barbatana.