Ideias Disney

5 coisas que minha filha aprendeu com a Princesinha Sofia

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Já repararam como a princesinha tem atitudes e pensamentos que nós, mães, gostaríamos de ver em nossos filhos?

5 coisas que minha filha aprendeu com a Princesinha Sofia

Com certeza você já conhece a Princesinha Sofia, não é mesmo? A princesinha que a Disney criou para o canal de televisão Disney Junior é uma das mais fofas da história, e justamente por isso nos conquistou desde seus primeiros episódios.

Eu lembro que me perguntei, na época do seu lançamento: "como é que ninguém tinha pensado em criar uma princesa que ainda fosse criança?". Pois é, até então as personagens mais famosas eram todas adultas, ou no máximo adolescentes. E claro que com Sofia a identificação do público infantil foi imediata.

Eu já comentei aqui no Disney Babble que minha filha Catarina é muito parecida fisicamente com a personagem. Grandes olhos claros, cabelos castanhos levemente cacheados e um sorriso que sempre recebe os amigos nos lábios. Assim como Sofia, Cacá é muito bem-humorada e uma otimista nata - ambas sempre acreditam que as coisas darão certo no final.

E não é que outro dia, conversando com minha filha, percebi o quanto ela se espelha em algumas atitudes da personagem?

A seguir eu conto algumas coisas que a pequena aprendeu com a princesa, e que eu acho uma graça!

1) Que não importa para onde você vai, seus amigos continuarão sendo seus amigos. Sofia não era uma princesa no início da história, até que sua mãe se casou com o rei, e ambas foram morar no castelo. Mas as amigas que a menina tinha no vilarejo continuam tendo um lugar especial em seu coração - assim como os amigos que minha filjha deixou na nossa casa antiga e na escola em que estudou até o ano passado.

2) Que todo mundo tem um lado bom. Até mesmo o bruxo Cedric, que vive tentando pegar o amuleto de Sofia para aumentar seu poder e dominar o reino. Em vários episódios o vilão já se mostrou disposto a ajudar verdadeiramente a princesinha, que também se esforça para ver o melhor lado do mago aflorar.

3) Que ser simples é ótimo! Enquanto a irmã de Sofia, Amber, adora festas pomposas e requintadas, a princesinha sabe que uma simples toalha estendida nos jardins do castelo e algumas xícaras de chá podem proporcionar a melhor comemoração de aniversário de todas!

4) Que as aparências enganam. Já viram o episódio da Princesa Ivy, que chega ao castelo quando Amber usa o amuleto de Sofia sem seu consentimento? No início a personagem se mostra cativante e prestativa, mas não demora muito para que as princesas de Encantia percebam que ela é uma vilã sem escrúpulos.

5) Que todo mundo tem o seu papel no mundo. Em um dos primeiros episódios da animação, o Rei Roland decide passar um dia como padeiro (porque seria muito mais fácil do que tomar todas as decisões do reino). Até que ele descobre, junto com sua família (e principalmente por meio de Sofia), que todas as profissões são nobres, e que cada um é útil fazendo aquilo que melhor sabe fazer.

(Imagem: Arquivo Disney)