Ideias Disney

5 razões porque Moana é a personagem da Disney que estávamos esperando

A nova produção da Disney está nos cinemas de todo o Brasil

5 razões porque Moana é a personagem da Disney que estávamos esperando

Há algumas semanas tive a oportunidade de conhecer Amy Smeed, a primeira mulher chefe de animação da Disney Animation Studios. Ela compartilhou comigo um monte de coisas legais sobre a próxima animação Moana. Como ela falou (e compartilhou algumas cenas inéditas), separei cinco coisas que se destacaram para mim, e que fazem de Moana não apenas um hit de diversão para a criançada, mas uma inspiração para que as nossas meninas sonhem grande e esperem por igualdade em tudo o que fazem.

1. O corpo de Moana parece mais realista e jovem do que outros personagens

Diferente de algumas personagens femininas mais curvilíneas, Moana é atlética e parece mais realista. Ela é linda e exala luz e energia, de forma jovem, aos 16 anos de idade.

2. Moana é uma personagem escrita para ser forte, bondosa, abnegada, inteligente e corajosa

Ela ama animais e tem uma forte ligação com a natureza. Ela também segue o coração e encontra sua vocação, apesar do seu pai pensar que deveria fazer outra coisa. Não concordo plenamente com o "não ouvir o que seus pais têm a dizer", mas acredito que um dos princípios fundamentais do feminismo é ser capaz de escolher seu próprio caminho e não deixar outras pessoas colocarem restrições sobre o que você pode fazer.

Os créditos autorais incluem os dois diretores, Ron Clements e John Musker; Jared Bush (Zootopia); Pamela Ribon (Samantha Who? e Bears); e o neozelandês Taika Waititi (Flight of the Conchords and Hunt for the Wilderpeople). Além de ter representantes femininas e da ilha, a Disney reuniu experts, que eles chamaram de The Oceanic Story Trust. O grupo incluía arqueólogos, antropólogos, tatuadores, coreógrafos, tecelões, pescadores e velejadores. Eles colocaram em prática suas ideias e mantiveram contato durante todo o processo para garantir que se mantivessem fieis ao espírito e raízes dos moradores da ilha do Pacífico. Isso nos leva ao próximo ponto...

3. Auli’i Cravalho, de 15 anos, dubla Moana – cuja destemida vida real imita a personagem

Criar uma personagem não é apenas decorar falas. Uma vez que a história de Moana é inspirada nas histórias contadas pelo povo da Oceania, era importante para a Disney que ela fosse dublada por alguém que tivesse raízes daquele continente. Centenas de garotas fizeram os testes, mas eles acabaram optando por Auli’i Cravalho.

Um dos diretores, John Musker gostou de como Auli’i é destemida e explicou que “seu passado na Polinésia ajudou a moldar sua conexão com a família, trabalho duro e música”. A herança de ilha de Auli’i’s vem do Havaí. A medida que procuramos que as mulheres sejam representadas de forma honesta e verdadeira, é prático contar nossas próprias histórias por meio dos personagens que interpretamos. Auli’i também tem outra similaridade com Moana: sua idade, ela completa 16 anos dias antes da estreia do filme.

4. Moana não tem interesse no amor

Moana se junta a uma pequena lista de personagens que não têm interesse no amor. Eu consigo pensar em Elsa, de Frozen, e Merida, de Valente. Não me entenda mal, sou doida pelas histórias encantadoras de amor da Disney. A Bela e a Fera é uma das minhas histórias preferidas de todos os tempos. Mas é ótimo ver filmes direcionados as meninas que não precisam girar em torno do amor. Romance é uma coisa poderosa e divertida, mas vínculos familiares e lutar por uma boa causa pode ser igualmente motivador. Em Moana, ela precisa salvar seu povo e realizar uma tarefa aparentemente impossível. É preciso uma garota que seja corajosa, criativa, e que possa “inspirar” o egoísta Maui a trabalhar com ela, o que sem dúvida é muito mais importante do que ela acabar com um cara, estou certa?

5. Moana é inspirada a ser ela mesma por sua sábia avó

Falando em vínculos familiares, amo que Moana aceite conselhos e seja levada a ser ela mesma por sua sábia avó. Vovó Tala leva Moana a descobrir a origem de seu povo, o que isso significa para ela, e a importância de seguir seus instintos. Ter respeito pelas mulheres que abriram nossos caminhos e apreciar sua sabedoria e orientação é outra coisa que, para mim, é importante. Não se trata de fazer o que eu quero, é sobre ser uma pessoa que eu quero ser.

Como pode ver, estou muito ansiosa para ver o filme completo. A beleza artística da animação parece incomparável, e eu sempre estou à procura de entretenimento que tenha momentos de lições autênticas e substantivas para compartilhar com meus filhos. Espero que Moana atenda a essas lições e ajude a próxima geração de fãs da Disney a serem inteligentes, fortes e sem medo de escolher seu próprio caminho.

(Imagem: Acervo Disney)

(Por Summer Bellessa)

comentarios moana, cinema, filme, disney