Na Rua

Estimule o esporte entre as crianças com ajuda dos personagens de filmes e desenhos

Dançar, surfar, andar a cavalo, correr ou mesmo velejar. Selecionamos algumas modalidades praticadas por personagens superqueridos para servir de incentivo à garotada praticar esportes

Estimule o esporte entre as crianças com ajuda dos personagens de filmes e desenhos

Criança e adolescente têm muita energia acumulada para gastar e as férias escolares são um bom momento para os pais estimularem a descoberta de novas atividades, principalmente esportivas. Selecionamos algumas modalidades que fogem dos tradicionais futebol, vôlei e basquete, tão praticados durante o ano letivo, justamente para expandir os horizontes e dar aquele gostinho de aventura.

Para ajudar a apresentar essas atividades menos exploradas, nada melhor que os já conhecidos personagens das telonas e telinhas.

Merida, do filme Valente, é uma ótima inspiração para quem quer começar a praticar arco e fecha. A ruivinha invocada realmente sabe usar o arco como ninguém e faz todo mundo se admirar com tamanha precisão. Já pensou seus filhos atirando daquele jeito? O esporte requer muita concentração e mira aguçada. E sempre deve ser feito com acompanhamento especializado, por ser relativamente perigoso, principalmente para as pessoas em volta. Assim como no filme, há torneios de arco e flecha no Brasil, ótima oportunidade para apresentar o esporte às crianças. A Confederação Brasileira de Tiro com Arco é quem organiza a maioria. Vale uma visita ao site da entidade.

O que praticar com os personagens
1
Atletismo com Flash, do filme Os incríveis
Uma das atividades físicas mais democráticas – basta um bom tênis e muita disposição –, correr é extremamente prazeroso e pode ser feito na companhia dos pais e de outros amigos. Treinar a corrida vai ajudar a criança em outros esportes também, como na movimentação durante as partidas de futebol, handebol e tênis. As Olimpíadas no Brasil serão um incentivo extra para o atletismo, já que a modalidade é um dos esportes mais tradicionais do evento. No fim das contas, talvez não dê para correr tão rápido quanto o jovem filho da família Incrível, mas, com muito treino e dedicação, pode-se chegar tão longe quanto o jamaicano Usain Bolt, atual homem mais veloz do mundo.
2
Escalada com Homem-Aranha, das histórias em quadrinhos
Essa é para quem gosta de ficar nas alturas, assim como o Homem-Aranha. Se seus filhos são daqueles que escalam o batente da porta, sobem em árvores e pulam o muro, praticar a escalada é uma boa forma de canalizar tanta energia. Para praticar, há academias especializadas com aquelas paredes cheias de gominhos coloridos, que servem justamente para serem desbravadas. É necessário equipamento de segurança e acompanhamento de profissionais treinados – sempre! Quando as paredes da escalada não forem mais tão desafiadoras, passa-se para o alpinismo, feito em montanhas. Mas, aí, haja coração pro papai e pra mamãe, não é?
3
Dança com Violetta, da série do Disney Channel
A dança, ao lado da Ginástica Artística e da Ginástica Ritmica, une com perfeição arte e atividade física. Além de exercitar todo o corpo, dançar desenvolve o equilíbrio, a coordenação e dá muita flexibilidade. Diferente do Studio frequentado por Violetta, que é uma escola de música, há inúmeras academias de dança nas cidades para matricular os pequenos. E não precisa começar no ballet clássico, não. Pode ser sapateado ou mesmo jazz, um estilo de dança livre.
4
Hipismo com Woody, do filme Toy Story
No começo, ele era um cowboy sem cavalo. Só depois, quando conheceu Jessie e o cavalo Bala no Alvo é que Woody começou a praticar o hipismo. Assim como ele, nunca é tarde para começar. Claro que é necessário um cavalo e, por isso, deve-se buscar alguma escola de equitação. Se você mora na capital de São Paulo, o Jockey Club é uma opção. Além de desenvolver o equilíbrio e a disciplina, montar um cavalo significa também aprender a cuidar dele. É uma ótima chance de passar algumas responsabilidades para o pequeno. Com certeza, eles vão virar grandes amigos, assim como Woody e companhia.
5
Kart com Relâmpago McQueen, do filme Carros
Não precisa esperar 18 anos para dar as chaves de um carro para seus filhos. Com responsabilidade, desde pequenos, eles podem explorar o automobilismo, por meio do kart. Praticado em pistas especiais, os kartódromos, a modalidade foi o começo de muitos pilotos consagrados, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello. Mas tudo no kart, e no automobilismo em geral, é superlativo: é preciso muita disciplina, muita atenção e muita dedicação. Tudo isso porque anda-se com muita velocidade. Mas só assim para chegar no pódio, junto com o Relâmpago McQueen.
6
Natação com Ariel, do filme A Pequena Sereia
Quem não gosta de uma piscina? A natação é um dos esportes mais gostosos para as crianças e mais procurados pelos pais. Em todos os bairros há, pelo menos, uma escola de natação, sem contar as academias de ginástica que também oferecem aulas. E se durante as férias não houver aulas, não tem problema. Dá para aproveitar a piscina do prédio para treinar ou mesmo deixar a criançada livre. A atividade desenvolve a musculatura e a coordenação motora, além de trabalhar a respiração e o fôlego, essenciais para a prática de qualquer outro esporte. E saber nadar é superimportante para deixar seu coração mais tranquilo nas idas à praia. Isso sem falar no orgulho de ver sua pequena sereia, ou pequeno tritão, nadando e se divertindo por aí.
7
Surfe com Lilo, do filme Lilo & Stitch
Não é necessário ir até o Havaí para praticar o esporte mais praiano que existe! Até porque praia no Brasil é o que não falta. Para iniciar na modalidade, primeiro, os pequenos devem criar intimidade com o mar. Quanto aos equipamentos, vale começar com o bodyboard. Para qualquer atividade no mar, é extremamente necessário saber nadar e sempre entrar acompanhado de alguém mais velho. E se não tiver como ir à praia, como faz? Essa é fácil! Compre um skate. Ele foi criado justamente para ser uma espécie de surfe fora d’água. Só não pode esquecer de comprar os equipamentos de segurança.
8
Vela com Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe
Velejar é uma das atividades esportivas de maior contato com o mar. E, por isso mesmo, uma das que mais vai trazer aquela sensação de paz e liberdade, com uma dose extra de aventura. Só que, para velejar, não dá pra ser maluco como o Jack Sparrow, não. É necessário muita atenção e muito estudo, para saber tudo sobre o barco e sobre o mar. Para começar, basta procurar um Iate Clube ou algum Clube de Vela. O site da Confederação Brasileira de Vela tem um apanhado de locais para a prática.