Na Rua

Os melhores parques nas capitais para curtir com a família

Passeios ao ar livre são sempre certeza de bons momentos e recordações. Por isso, listamos parques pelo Brasil para serem aproveitados todos os dias da semana

Os melhores parques nas capitais para curtir com a família

O Brasil é riquíssimo em parques abertos, com atrações para todos os públicos: esportistas, fãs de natureza e do relax ao ar livre e, é claro, crianças. Lagos, árvores em abundância, animais, ciclovias… Para você saber tudo de mais interessante que acontece nesses lugares, listamos 9 parques nas capitais brasileiras indicados para a família toda. Vamos lá?

Parque do Ibirapuera - São Paulo (SP)
O Parque do Ibirapuera é o mais popular do Brasil. Localizado em São Paulo e com mais de 1,5 milhão de km2 de área, ganhou maior destaque em 2013 por dois motivos: foi eleito o melhor da América Latina e apontado pelo Facebook como local mais comum para fazer check in. O Ibira, como é chamado pelos paulistanos, conta com ciclovia, pista de cooper, cachorródromo aos finais de semana, quadras poliesportivas e parquinhos para crianças de todas as idades. Também há um lago no qual é possível dar comida aos patinhos e se deliciar com o visual ao redor. Além desses atributos, é um local reservado à cultura, pois abriga o Auditório, o Museu de Arte Moderna (MAM), o prédio da Bienal, a Arena de Eventos e a OCA, que recebem exposições com bastante frequência.

Parque Villa Lobos - São Paulo (SP)
Segundo uma pesquisa feita pela revista VEJA com crianças entre 6 e 10 anos, o Villa Lobos é o local preferido para passeios ao ar livre. No levantamento, elas crianças apontaram o Circuito das Árvores como lugar preferido. Trata-se de uma passarela elevada com mais de 100 m de comprimento, que é pura diversão. Com área de 732 mil m², é um dos parques mais bonitos e limpos da cidade. Possui ciclovia, quadras, campos de futebol, parquinho e bosque com espécies de Mata Atlântica. Além disso, o local dispõe de aparelhos de ginástica, pista de cooper e lanchonetes.

Jardim Botânico - Rio de Janeiro (RJ)
Esse parque é uma das melhores opções para quem quer fugir do roteiro das praias no Rio de Janeiro. Fundado na era colonial, abriga mais de 6,5 mil espécies, entre flora e fauna e tem diversão para a família inteira. As maiores atrações são o orquidário, o Chafariz e o Jardim Japonês. Além disso, dentro do parque funciona o Museu do Meio Ambiente, encarregado de abordar a história e a origem das espécies que ali residem.

Parque Barigui - Curitiba (PR)
Um dos maiores parques de Curitiba, com cerca de 1,4 milhão de m2, o Barigui conta com um imenso lago que tem um diferencial dos peculiar: um jacaré-do-papo-amarelo que mora ali e vez ou outra dá o ar da graça para um banho de sol. Além desse ilustre anfitrião, o parque conta com uma academia de ginástica, bistrô, churrasqueiras, parquinho e vários outros animais, como capivara, tico-ticos e gansos.

Parque da Farroupilha - Porto Alegre (RS)
Esse é um dos parques mais indicados para curtir com a família na capital do Rio Grande do Sul. Em uma área de 370 mil m², tem minizoo e cinco playgrounds com brinquedos para todas as idades. Lá dentro também funciona um parque de diversão, o Parquinho da Redenção (ingressos à parte). Além disso, é riquíssimo em cultura. São 45 monumentos de cobre com origem de diferentes países e uma fonte luminosa construída em Nova York, em 1935. Os esportistas podem aproveitar a pista de cooper, alugar bicicletas e até jogar bocha. Aos sábados acontece a Feira Ecológica, que comercializa verduras, legumes e produtos integrais.

Parque 13 de Maio - Recife (PE)
Um dos parques mais antigos do Brasil, construído em 1860, o Parque 13 de Maio conta com 69 mil m², equipamentos recreativos para crianças e adolescentes, tais como balanços e escorregadores. Lá também funciona a Biblioteca Pública de Pernambuco e a Câmara Municipal do Recife. É uma ótima alternativa para quem quer relaxar em meio a árvores, curtindo as tardes quentes pernambucanas.

Parque Municipal Américo Renê Giannetti - Belo Horizonte (MG)
Com arquitetura inspirada na Belle Époque, esse parque conta com uma área de 180 mil m². São três lagoas, brinquedos aos montes, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis. Além disso, por R$ 1, a criançada ainda por dar uma volta no carrossel, roda-gigante, minhocão, safári e pula-pula.

Parque dos Coqueiros - Florianópolis (SC)
O Parque dos Coqueiros é um dos mais requisitados em Florianópolis, pois é bem completo. Os esportistas têm a opção de quadras de futebol de areia e grama sintética. Já os programas em família podem contar com parque infantil, lago e cachorródromo.

Parque Metropolitano de Pituaçu - Salvador (BA)
Que tal dar uma uma volta de pedalinho? No Parque Metropolitano de Pituaçu é possível. O local abriga um lago em formato de trevo que é uma das atrações mais procuradas. Além disso, oferece uma ciclovia e, quem passa por lá, não pode deixar de conhecer um dos restaurantes do local.