Na Rua

Pratique esportes com seus filhos

Participar das atividades físicas com as crianças só faz bem: para você, para eles, para a saúde e para o convívio em família

Pratique esportes com seus filhos

Você é daquelas pessoas que reclamam da falta de tempo para fazer exercícios e que, muitas vezes, precisa escolher entre a academia ou um pouco de atenção para os filhos? Se está vivendo este drama, deveria pensar numa solução é bem simples: praticar esportes ao lado das crianças.

No parque, no clube, no quintal ou no prédio…o lugar não influencia! Importante é incluir na rotina atividades físicas em que toda a família participe. Isto ajuda a cuidar da saúde de todos e, claro, a aproximar os pais dos filhos. Tudo com muita diversão! O professor Luiz Gilla, da Smart Fit, do Rio de Janeiro, dá algumas sugestões de atividades que você e eles podem praticar juntos.

Patins
Ele auxilia no aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, da concentração e das condições cardiorrespiratórias. É indicado para crianças a partir dos 6 anos e é ótimo para praticar ao livre, no parque, na orla da praia...e todo mundo anda junto! Pais e filhos podem brincar com manobras, andarem de mãos dadas ou simplesmente curtirem o vento no rosto.

Futebol
A paixão nacional também pode ser jogada em família. Indicado para crianças a partir de 4 anos, pode ser praticado em vários lugares, como quadra, campo, praia, calçada ou até adaptado no quintal ou na varanda de casa. Por ser uma atividade coletiva, desenvolve a cooperação, o poder de decisão, a liderança e o trabalho em equipe. Também é ótimo para a coordenação motora, habilidades psicomotoras e noções de espaço, tempo, ritmo, sociabilidade e confiança.

Ginástica
Não é só coisa de academia, não. E as crianças vão adorar! É uma verdadeira brincadeira, indicada para os maiores de 6 anos. Pode ter cambalhota, estrela, pulos na cama elástica, polichinelo. Tudo sem exagero, é claro! A atividade melhora a força muscular, o tônus, o equilíbrio, a velocidade, habilidades psicomotoras, tempo, ritmo, condicionamento cardiorrespiratório e ainda gera boas gargalhadas.

Skate
Indicado a partir de 6 anos de idade, o skate pode ser praticado de forma lúdica. Juntos, em família, todos podem fazer manobras, ajudando uns aos outros. Ele é ótimo para fortalecer músculos, articulações e ligamentos. Ainda desenvolve consciência corporal e incentiva a fazer um passeio ao ar livre, no parque, por exemplo. 

Natação
Mais do que nadar metros de distância, o convívio familiar na piscina já é uma ótima atividade física. Indicado para crianças a partir dos 6 meses de idade, atividades aquáticas melhoram a capacidade respiratória, o tônus muscular, o equilíbrio, a força e a coordenação motora. Ainda aumentam a resistência do organismo, ajudando na prevenção e na recuperação de doenças como asma, bronquite e até problemas ortopédicos. É possível jogar bola, brincar de pegar objetos e o que mais a criatividade mandar. E o melhor é que os pequenos amam piscina e vão gostar ainda mais se essa diversão for em família.

Dança
Indicado a partir de 2 ou 3 anos, a dança é a atividade física que praticamos espontaneamente desde que somos pequenos. Muito boa para realizar em família, pode ser de forma livre e lúdica em casa, com todos dançando diversos ritmos, ou até mesmo em forma de aula de jazz ou de danças regionais, por exemplo. Esta atividade desenvolve noção de espaço, ritmo, tempo, coordenação motora, agilidade, elegância, leveza, flexibilidade, sociabilidade, tônus muscular, equilíbrio, força, entre outros benefícios.

Bicicleta
Seja com ou sem rodinhas, que auxiliam o exercício, andar de bicicleta ajuda no aprimoramento do equilíbrio e da resistência muscular. É indicada para crianças a partir de 6 anos e pode ser feito em qualquer lugar e com a família toda, já que há diversos modelos, incluindo aquelas em que duas ou mais pessoas podem pedalar ao mesmo tempo. No parque, na praia, em ciclovias...a atividade é sempre uma delícia!