Na Rua

Teça uma árvore para decorar a casa

Explore as cores da natureza com esse projeto de tecelagem que tem o toque retrô do macramé

Teça uma árvore para decorar a casa

Tempo total: 1 a 2 horas
Idade: Crianças em idade escolar

Fazer referências à natureza é um jeito agradável de decorar a casa. Ainda mais quando os enfeites podem ser feitos com a ajuda das crianças, não é mesmo? Esta ideia, aliás, permite que seus filhos tenham contato com técnicas de tecelagem. Chame a turma e comece a montar agora mesmo esta árvore que fica linda na porta ou nas paredes da casa

Dica: procure por um galho fino, longo e reto que você possa podar de uma árvore ou arbusto. Galhos caídos são muito quebradiços. Neste exemplo, usamos galho de espinheiro. Outras boas apostas são: salgueiro, parreira ou forsythia.

Materiais

Materials Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Materials Group 1 List: 

Galho de árvore flexível: cerca de 8 centímetros

Fita adesiva

Barbante ou linha grossa marrom

Fitas de cetim coloridas de 2,5 cm de largura

Mãos à obra:
1
Dobre o galho para fazer um arco e use a fita adesiva para juntar as pontas que se cruzam.
2
Corte o barbante ou linha em 15 pedaços com o dobro do tamanho do diâmetro do arco de galho. Você pode usar mais ou menos pedaços de fio, desde que o número final seja ímpar. Amarre uma ponta de cada pedaço de fio no topo do arco.
3
Junte as pontas soltas dos pedaços de fio e amarre-as num único nó, na parte inferior do arco.
4
Teça as faixas de tecido na parte de cima da árvore, intercalando a passagem das fitas entre os “galhos”, como no exemplo. Mantenha as pontas escondidas, no lado de trás do enfeite.
5
Para criar o tronco da árvore, divida os fios em dois ou três grupos desiguais e enrole-os com fio marrom. Quando estiver chegando perto da base, enrole os grupos num tronco. Encaixe as pontas do fio atrás da parte tecida. Pendure sua árvore num prego.