Disney Baby

10 coisas incríveis da gravidez que talvez você não saiba

Pode ter gente que queira enfatizar uma parte negativa da gravidez, mas concentre-se nas maravilhas que acontecem com o corpo durante essa fase inesquecível da vida

10 coisas incríveis da gravidez que talvez você não saiba

A gravidez é um dos milagres da vida! A forma como seu corpo gera um ser, sentir um bebê dentro de você. Claro que há os desconfortos, como o ganho de peso, as pernas inchadas, ir ao banheiro de 10 em 10 minutos, mas no fim das contas, é um dos melhores presentes que podemos ganhar.

Amigas e familiares podem até enfatizar os detalhes mais chatos: “Nossa, tive a PIOR azia durante os nove meses de gestação”. “Ganhei 35 kg”. “Esses foram os nove meses mais demorados da história”. Mas que tal falar sobre as coisas incríveis da gravidez?

O útero aumenta mais de 500 vezes do seu tamanho normal

Durante a gravidez, o útero pode passar de 1 kg. Mas depois do parto, volta ao seu tamanho e peso normais gradualmente.

O coração cresce

Sim, cresce de amor por seu bebê, mas também aumenta de tamanho durante a gestação. Ele precisa trabalhar mais e bater mais rápido por conta do volume adicional de sangue que corre no organismo, um volume que pode chegar a 40-50% a mais que o normal.

Ligamentos relaxados

Para preparar o corpo para a gestação e o parto, o organismo produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa os ligamentos. Isso ajuda a gestante a acomodar o bebê durante a gravidez, além de tornar a passagem dele mais fácil pela pelve na hora do parto.

O cabelo fica mais cheio

Algumas pessoas dizem que o cabelo fica mais grosso, mas não é exatamente isso que acontece. Ele fica mais cheio e abundante que o usual. Os altos níveis de estrogênio previnem que os fios caiam na quantidade normal.  Isso resulta no cabelo volumoso durante a gravidez.

O pé pode aumentar até um número

A relaxina também é a responsável por “afrouxar” os ligamentos do pé. Isso combinado com o ganho de peso pode deixar seus pés mais largos e compridos. Mas não precisa se preocupar que tudo volta ao normal alguns meses depois do parto.

Seu olfato fica mais aguçado

Apesar de parece um superpoder, o olfato incrivelmente sensível se deve aos altos níveis de estrogênio e gonadotropina coriónica humana (HCG).

Mães altas têm mais chances de ter gêmeos

Segundo um estudo publicado em 2006, pelo Dr. Gary Steinman, um obstetra do Long Island Jewish Medical Center, mulheres mais altas têm mais chances de terem gêmeos.

Os desejos podem significar algo mais

Os famosos desejos da gravidez, como comer picles com sorvete, são um fenômeno desconhecido. De qualquer forma, alguns deles podem sinalizar a falta de algum nutriente no organismo.

Os bebês pegam os nutrientes antes da mamãe

Durante a gravidez, os nutrientes que foram ingeridos vão primeiro para o bebê antes de irem para você. Mesmo se pular uma refeição, seu organismo pega o nutriente do seu corpo para manter o bebê saudável. Essa é apenas uma das razões para manter uma alimentação regulada e equilibrada.

Pais têm sintomas de gravidez

Pode parecer brincadeira, mas alguns pais sentem os sintomas da gravidez junto com suas companheiras. É chamada de Síndrome de Couvade.

(Baseado no texto)

(Foto: Getty Images)