Disney Baby

10 dicas para aliviar as cólicas do bebê

Veja como atitudes simples podem ajudar seu filho a passar pelas famosas dores abdominais

10 dicas para aliviar as cólicas do bebê

As tão conhecidas cólicas costumam aparecer no primeiro trimestre de vida do bebê. Em algumas crianças, acontecem de maneira esporádica; em outras, em todo começo de noite, deixando os pais bastante preocupados. Os bebês choram, retorcem-se e parece que nada consegue acalmá-los. 

Nosso coração, então, fica apertadinho, sem saber o que fazer para tirar toda essa dor dos nossos filhos. Mas saiba que estas cólicas fazem parte do desenvolvimento dos bebês e que algumas simples atitudes ajudam a aliviar o desconforto abdominal dos pequeninos.

Aliviar a cólica do seu bebê é uma questão de experimentação e observação. Experimente diferentes recursos e observe a reação dele para descobrir o que o ajuda mais.

Dicas superúteis
1
Faça massagem na barriga do bebê com movimentos circulares no sentido horário.
2
Deite-o de bruços e faça massagens na barriga e nas costas. Isso vai ajudá-lo a relaxar.
3
Também é recomendável fazer uma compressa morna em seu abdômen.
4
Deite-o de barriga pra cima, dobre suas pernas em direção à barriga e, depois, estique-as novamente. Repita esse movimento várias vezes com uma leve pressão.
5
Você pode distraí-lo com um chocalho, música suave ou cantando uma canção.
6
Certifique-se que seu bebê arrote depois de cada mamada. Assim, poderá liberar todo gás que ingeriu.
7
É essencial confortá-lo no colo. Tente também a posição de bruços, quando a barriguinha dele fica apoiada em seu braço. Um sling pode ser usado desde o nascimento e ajuda a manter o bebê bem juntinho de você, desfrutando do calor do seu corpo.
8
Amamente-o! Peito é mais que alimento - também é conforto e segurança.
9
Tenha certeza de que os episódios de cólica são normais durante os 3 primeiros meses, que não causam nenhum dano ao bebê e que, felizmente, o mais provável é que desapareçam depois do primeiro trimestre de vida.
10
Procure descansar e relaxar. O cansaço diminuirá sua força, sua tolerância e até mesmo a confiança em você mesma. Por isso, é importante dormir sempre que o bebê adormecer e saiba pedir ajuda para as demais tarefas da casa.