Disney Baby

10 dicas para visitar um recém-nascido

Pode não ser por mal, mas não lavar as mãos, chegar resfriado e pegar ou beijar as mãozinhas do recém-nascido deixam qualquer mãe de cabelo em pé!

10 dicas para visitar um recém-nascido

Quando um bebê nasce, começa a maratona de visitas. E, mesmo que não seja por mal, é bom estar preparada para enfrentar gafes atrás de gafes.

As pessoas não têm ideia sobre etiqueta na hora de conhecer um recém-nascido ou até mesmo sobre o que falar.

Talvez com uma lista sobre o que fazer e o que não fazer, todos fiquem mais inteirados sobre o tema. Dá até para imprimir e colar na porta do hospital...

Você pode escrever algo como: “Estamos muito felizes que você veio visitar nosso bebê, mas seria ótimo se, antes de entrar, pudesse ler a lista abaixo. Muito obrigado!”.

1. Lave as mãos e passe álcool gel antes de pegar ou até de tocar o bebê. Ele acabou de nascer e seu sistema imunológico ainda vai se desenvolver. Não custa se certificar que suas mãos estejam limpas.

2. Por favor, não use perfumes fortes perto do bebê, já que não sabemos ainda se ele tem alguma alergia. Além disso, a mamãe ainda pode estar um pouco enjoada. Algumas mulheres ficam com o olfato sensível quando estão grávidas e, até mesmo, depois que o bebê nasce.

3. Por favor, não use flash se for tirar uma foto, pois a luz pode machucar o olho do bebê, e peça permissão, já que as mamães podem não estar com seu melhor visual depois de dar à luz.

4. Por favor, entre em silêncio, já que a mamãe e o bebê podem estar dormindo. E se esse for o caso, seria incrível se pudesse voltar mais tarde.

5. Se você pegou uma virose, teve tosse, febre, ou qualquer outro sintoma similar nas últimas semanas, por favor, deixe para nos visitar daqui alguns dias em casa. Como já foi dito, estamos com um sistema imunológico novinho em folha que ainda não sabe se defender, então não é preciso arriscar.

6. Bebê e papais estão muito cansados, então, por favor, não estenda muito a visita, não mais que 30 minutos. A família precisa aproveitar enquanto está no hospital para descansar o máximo possível.

7. Se for a hora da amamentação, por favor, saia do quarto para dar mais privacidade para mãe e bebê. Os dois ainda estão aprendendo como fazer isso.

8. Por favor, evite trazer crianças pequenas para a visita. Apesar de amar crianças, é preciso manter o nível de ansiedade baixo.

9. Apesar de os conselhos virem com boa intenção, eles podem confundir os pais e deixá-los mais inseguros. Então é melhor evitar por enquanto.

10. Por favor, não assuste os pais com histórias trágicas sobre os primeiros dias e semanas depois que seu bebê nasceu. É importante manter a positividade. Além de a mãe estar mais emotiva com a chuva de hormônios dentro de seu corpo. Então evite deixá-la chorando.

(Baseado no texto de Tiffany Thornton)

(Foto: Getty Images)