Disney Baby

5 coisas para fazer após o nascimento do seu bebê

Por Marina Breithaupt

Depois de muito ler e aprender para a chegada do bebê, você se sente realmente preparada para o que virá pela frente?

5 coisas para fazer após o nascimento do seu bebê

É assim com a maioria de nós, mães. Mergulhamos em um universo teórico assim que a maternidade se apresenta. Mesmo quando não buscamos por isso, as informações, palpites e experiências saltam para o nosso dia a dia de grávida.

Lá no final, misturada com tanta ansiedade a gente faz e refaz listas, coloca as coisas em ordem, organiza o ninho, prepara tudinho, já que a espera nos últimos meses é longa (parece eterna... 9 meses são um século, eu sempre brinco) e parece não ter fim mesmo.

Muita ansiedade para o encontro realmente mais importante das nossas vidas. Depois dessa apresentação, nunca mais seremos as mesmas!

Você se sente - ou sentia-se - preparada para o que viria logo depois do "Nasceu!"?

Eu, de fato, noto que não estava assim tão preparada! Sabia que as noites se tornariam agitadas, sabia das cólicas, das trocas de fraldas infinitas, sabia também das pilhas de roupa para lavar, da casa bagunçada, da vida toda de cabeça para baixo...

Dessas coisas todo mundo fala, estão aí em todos os livros junto com milhões de teorias e técnicas.

Claro que podemos sempre contar com nossos instintos, isso é uma verdade, mas se você estiver buscando por alguns conselhos práticos, de mãe para mãe, olha aqui:

1. O pós-parto é um tempo solitário por natureza. Sinta o que seu corpo lhe diz e, caso prefira estar mais só, permita-se. Esse é um período da vida em que se pode chorar pelos cantinhos sem vergonha. Temos hormônios enlouquecidos pelo corpo - aliás, como temos durante as TPMs, que muita gente tende a não compreender.

2. Relaxe, curta e se permita a uma entrega total ao seu bebê e ao momento, porém, não se abandone. Acordar e fazer algumas coisas básicas por você (até escovar os dentes, acredite, você pode não lembrar ou não conseguir fazer isso!) e para você. Um pequeno ritual de beleza anima qualquer mulher. Não falo de superprodução, mas alguns itens que deixem você apresentável a você mesma.

3. Aceite toda e qualquer ajuda e, se ela não aparecer, peça! Aquela história de dormir junto com o bebê é coisa possível para as mães de primeira viagem. Então, se você pode, faça! A privação de sono acompanha a maternidade anos a fio. Qualquer oportunidade de descanso é bem-vinda e te fará muito bem.

4. Amamente! Esse é um conselho que muitos podem até não gostar, mas é uma experiência maravilhosa - conheça-a antes de apelar para outras opções. O seu bebê saberá o que fazer e, se não souber, busque por ajuda, corra atrás de informação, pois são bem poucos os casos que amamentar realmente não é uma opção. Não existe leite fraco, pouco leite ou qualquer outra história desse tipo; existe pouca informação ou pouca vontade de fazer dar certo.

5. Traga o mundo para a sua casa para curtir o melhor das primeiras semanas do seu baby no lugar mais confortável do mundo. Não tenha pressa de correr para o mundo. Prepare o ninho de maneira que seja prático receber amigos, comer e relaxar no seu cantinho. Isso te trará lembranças maravilhosas no futuro, pois você focará no que realmente importa: seu bebê.

A maternidade é uma entrega, uma transformação maravilhosa! Pergunte-se como você quer se recordar dos primeiros meses. Muitos podem te dizer que são tempos difíceis, mas eu te digo que, se houver preparação e esforços de todos à sua volta, podem ser dias especiais!

Um beijo

(Foto: Shutterstock)