Disney Baby

5 grandes transições do bebê e como ajudar

Da mamadeira para o copo, do engatinhar para o caminhar, do berço para a cama, da fralda para o penico... são muitas mudanças! Mas você pode torná-las mais fáceis para o pequeno

5 grandes transições do bebê e como ajudar

É comum ouvir pais dizendo que o tempo voa, e é difícil entender isso até ter seus próprios filhos.

Em um piscar de olhos, os bebês que nasceram praticamente no mês passado, já estão com 2, 3 anos.  E, junto com cada fase de suas vidas vem um novo começo. Parece um jogo de videogame, quando você fica bom em uma fase, vem outra ainda mais desafiadora.

Porém, existem maneiras de tornar tudo mais fácil. Veja como essa lista pode ajudar:

1. Das mamadeiras para copos de transição

Tem crianças que são mais apegadas à mamadeira, e é uma missão complicada fazê-las se acostumarem com os copos de transição. Mas hoje no mercado existe várias opções que podem fazer essa mudança ficar mais atrativa. Além de personagens amados e cores alegres, os copos têm formato similar ao da mamadeira, e os bicos são feitos do mesmo material, para a criança se acostumar melhor. Alguns também vêm com alças laterais, que ajudam os pequenos a segurarem os copos sozinhos.

2. Adeus à chupeta

Parece impossível, mas alguns truques podem ajudar. Antes de tudo, na hora de escolher a chupeta, é indicado comprar as ortodônticas, para não prejudicar a dentição dos pequenos. Agora vamos para a parte difícil, tirar a melhor amiga dos bebês. Uma oportunidade pode ser durante uma gripe ou resfriado. Com o nariz entupido, fica difícil chupar a chupeta. Aí é só tirar da vista do pequeno. Ele pode até perguntar por ela, mas depois vai esquecer, em um esquema “o que os olhos não veem o coração não sente”.

Na hora de dormir, talvez o momento mais crítico, uma coçadinha nas costas do pequeno pode ajudá-lo a pegar no sono e dar uns minutinhos a mais só para vocês dois.

3. Do engatinhar para o andar

Primeiro de tudo: apesar da ansiedade para seu pequeno andar, forçá-lo a fazer algo que ainda não está preparado pode deixar vocês dois frustrados. Mas não há problema em encorajá-lo. Uma boa maneira para incentivar é usar brinquedos que ele goste e assim estimular que se movimente. No mercado existem balanças que ajudam a fortalecer os músculos das pernas enquanto se divertem. Fora que são uma mão na roda para distraí-los enquanto você faz o jantar.

4. Do berço para a cama

Quando você engravida, parece que pensar no momento em que o bebê vai passar do berço para a cama parece uma realidade muito, muito distante. Mas o tempo voa! Optar pela compra de um berço que depois se transforma em cama pode ser uma boa pedida para facilitar sua vida.

O importante é mostrar para o pequeno como esse passo é importante para a vida dele e como vocês estão orgulhosos. Vale até trocar a decoração do quarto para a inauguração da nova cama. Outra boa notícia é que agora será possível deitar abraçadinha com ele enquanto lê uma história na hora de dormir.

5. Da fralda para o penico

Não entre em pânico! Essa transição realmente demora um tempo e tem muitas fases. Dá para começar com as fraldas de vestir, para a criança acostumar com o movimento de abaixar a fralda e levantar quando precisar ir ao banheiro. Eles lembram a calcinha ou cueca que a criança vai passar a usar.

O outro passo é comprar um penico. Melhor ter mais de um para deixar na casa da vovó, por exemplo. Alguns modelos têm assento e descarga, para já ensinar a criança o passo a passo da ida ao banheiro. Vale também checar se é de fácil limpeza.

Depois que o pequeno já estiver mais adaptado ao penico, é hora de comprar um assento que encaixe no vaso. Junto com ele, compre também um degrau para que consiga subir no vaso e depois use para lavar as mãos na pia.

Nunca se esqueça também de levar protetores de assento sanitário quando sair de casa.

Por mais rápido que o tempo passe, é preciso estar preparado para todas as fases que seu filho vai passar. E importante: faça isso com paciência e tranquilidade!

(Baseado no texto de Tiffany Thornton)

(Foto: Getty Images)