Disney Baby

Bagunçar ensina muita coisa!

Por Jorge Freire Jr.

Sabia que conseguimos ensinar várias coisas aos nossos filhos enquanto eles estão bagunçando?

Bagunçar ensina muita coisa!

Magicamente conseguimos manter nossos enfeites, porta-retratos e livros sobre mesas baixas aqui em casa. Desde o meu filho mais velho tínhamos essa meta. Dá mais trabalho? Opa, se dá! Mas é importante ensinar limites aos nossos filhos desde pequenos.

Com a nossa filha, agora com 1 ano e 4 meses, estamos agindo da mesma forma. Ela vai tentar pegar algo, chegamos perto dela e explicamos que não pode. Fazemos isso 1, 2, 10 vezes até ela entender.

Porém, crianças precisam bagunçar. A bagunça é uma das formas que elas têm de explorarem o mundo e isso acaba contribuindo com o aprendizado.

Então aqui casa toleramos a bagunça em alguns lugares. Da mesma forma que ensinamos limites em alguns, em outros a bagunça é livre.

Um desses lugares é a gaveta de panos de prato.

Minha filha SABE que lá ela pode brincar, quer dizer, bagunçar!

Claro que ela faz isso apenas quando a porta da cozinha está aberta e tem um adulto por perto. Dessa forma, se diverte e faz uma bela bagunça.

O bacana disso é que ensinamos muitas coisas com isso. Ao arrumamos a bagunça, pedimos para ela pegar o pano de prato azul, o vermelho, com bichinos e assim por diante.

A bagunça nos proporciona momentos de aprendizado. E é muito lindinho vê-la toda prestativa! A alegria dela pegar o pano certo é contagiante!

E aí na sua casa, como vocês lidam com a bagunça?

(Imagem: Arquivo pessoal)