Disney Baby

Banho do recém-nascido

Por Marina Breithaupt

Algumas dicas práticas para tornar o banho do seu pequeno mais seguro e relaxante

Banho do recém-nascido

Acho que todas as mães, principalmente as de primeira viagem, se sentem um pouco inseguras com os cuidados dos bebês assim que eles nascem. Tudo é novidade e acho que a hora do banho é uma das mais tensas para nós.

Eu senti isso em todas as vezes, pois acabei deixando um intervalo grande entre meus filhos. Posso dizer que fui mãe de primeira viagem 3 vezes, afinal, tem coisa que a gente desaprende mesmo!

Eles são tão frágeis, molinhos! Me sentia muito desajeitada e confesso que o coto umbilical é uma questão - de nervosismo - à parte para mim! Tenho muita aflição do umbiguinho e, por isso, o banho dos recém-nascidos é motivo de tensão no meu caso.

É claro que tudo passa muito rápido e num piscar de olhos pegamos o jeito, é bem instintivo como tudo na maternidade.

Para ajudar você que está passando ou ainda vai passar por essa fase, vou listar algumas dicas bem práticas que me ajudaram muito durante esse período:

- Deixe todos os produtos que você vai precisar à mão e sempre prefira aqueles com embalagem tipo "pump" que facilitam muito a vida de quem faz esse trabalho sozinha.

- Crie um ambiente aconchegante, quentinho e com iluminação agradável, isso ajudará o bebê a ficar mais relaxado - no início ele pode não gostar da hora do banho.

- Inicie o banho sempre lavando primeira a cabecinha, o rostinho e somente depois o corpo.

- Use uma fraldinha para envolver o bebê, assim o corpinho dele ficará menos escorregadio - ótima dica até você adquirir confiança!

- Umbigo: durante o banho, somente água e sabonete neutro são necessários para a higienização da área, pois a limpeza com cotonete e álcool 70% deve ser feita a cada troca de fralda, sempre com cuidado e delicadeza.

Gostou das dicas? Aproveita e compartilha com alguém que está grávida e prestes a viver todas as emoções de cuidar de um recém-nascido!

Um beijo,

(Imagem: Shutterstock)