Disney Baby

Bebê andando dentro de casa: perigo à vista!

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Seu filho começou a dar os primeiros passinhos? Prepare-se para ficar de olho bem aberto por onde ele passa!

Bebê andando dentro de casa: perigo à vista!

Sabe aquele cansaço extremo que nós sentimos nos primeiros meses do bebê? Por acordar várias vezes durante a noite, por ficar quase 24 horas diárias em função do filho, e até mesmo pelo grande desgaste calórico da amamentação? Pois é, ele é algo tão intenso que acaba ficando marcado na memória de toda mãe.

Depois de algum tempo, ele começa a ir embora - afinal, o filhote já dorme um pouco melhor, e você consegue repor melhor suas energias. E aí você pensa: "agora ficou fácil, daqui para frente vou conseguir descansar mais!".

Só que aí seu filho começa a andar e você percebe que terá que correr atrás dele por toda a casa... Haja pique!

Claro que comigo também foi assim, e com o tempo fui percebendo que, além do trabalho de ajudar nos primeiros passos, precisamos estar atentos à segurança do bebê nessa fase. E não estou falando apenas de tirar os objetos que podem quebrar do seu campo de alcance - esse é apenas o primeiro cuidado, aquele que facilmente pensamos em tomar, mas existem muitos outros!

Quando minha filha tinha apenas um aninho, dona de passos ainda incertos, acabou tropeçando nas próprias pernas e caindo de testa na quina da mesa de centro da sala (que não tinha protetor, algo que eu achava meio exagerado antes do incidente acontecer).

Conclusão: ficou com uma cicatriz perto do olho (o estrago poderia ter sido pior se tivesse pego o olhinho, imagina?), que está lá até hoje. Por isso, fica a dica: protetores têm sua utilidade, sim!

Na época eu me lembrei de proteger as tomadas com capinhas de segurança - ponto para a mamãe! Mas deixo uma sugestão: quando for colocar na sua casa, compre um modelo e teste sua facilidade de remoção, antes de colocar na casa toda. Digo isso por experiência pessoal. O protetor que comprei tinha uma certa folga, e em pouco tempo Catarina o transformou em brinquedo, retirando-o da posição sem muito esforço! Foi praticamente dinheiro jogado fora!

Fique atenta também a fios de aparelhos eletrônicos - o bebê pode puxá-lo e o estrago será grande! O grande perigo é que o dispositivo caia por completo em cima do filhote! 

Outro ponto importante: é preciso prestar atenção nas coisas que possam ser ingeridas pelo pequeno (desde brincos, que ficam na sua cabeceira, até líquidos, como perfumes ou mesmo produtos de limpeza). Não se esqueça também de recolocar as facas em uma gaveta mais alta e de proteger janelas e varandas com rede (que devem ser colocadas antes mesmo de seu filho começar a engatinhar).

Com esses pequenos cuidados, certamente você ficará mais tranquila enquanto seu bebê explora a casa!

(Foto: 123RF)

comentarios bebê, andar, segurança