Disney Baby

Caindo na folia desde pequeno!

Aproveitar o Carnaval não tem idade. Até bebês podem curtir a festa - desde que sejam seguidas todas as recomendações do pediatra

Caindo na folia desde pequeno!

Carnaval é época de alegria e descontração. Crianças e adultos aproveitam o clima de festa para se divertir, dançar e aproveitar o melhor de grande festa popular brasileira.

Mas quando a família cresce e ganha um novo membro, bate a dúvida entre os papais foliões: melhor ficar em casa ou mostrar ao filho, desde pequeno, quão gostoso é o evento?

Para Wylma Hossaka, pediatra da Beneficência Portuguesa, bebês a partir dos 6 meses já podem aproveitar o Carnaval - desde que os pais considerem as condições de segurança e ambientais e tomem alguns cuidados, é claro!

Em relação à saúde, a criança não correrá nenhum risco de integridade caso a festa aconteça em local aberto, com ventilação natural (evitando a transmissão de doenças) e protegido do sol (para não correr risco de insolação). Isso significa que a regra número 1 é nunca ir com o pequeno a clubes ou a outros ambientes fechados para que ele não seja exposto a estas possibilidades.

Outras duas situações, porém, pedem atenção: nada de chuva - protejam-se! - ou barulho excessivo. “Evite expor o pequeno a músicas muito altas, gritaria, barulho de buzinas e apitos. Isso pode assustá-lo e até mesmo prejudicar sua saúde, pois ele ficará mais agitado diante de tantos estímulos”, argumenta a especialista.

Analise se no local existe espaço para os cuidados básicos, como troca de fralda, alimentação e até um cantinho mais isolado para alguns momentos de tranquilidade e soninho. E, para o conforto da criança, opte por deixá-la no carrinho, já que no colo o calor é maior e ela pode se cansar mais facilmente.

Mesmo que você perceba que ela está curtindo a animação, é melhor ficar na festa por períodos curtos – assim o bebê não fica estressado. E lembre-se de que ele deve usar roupas frescas, proteção solar e beber bastante líquido.

Se o assunto é em papinha, prefira as de frutas e as mamadeiras de leite, sempre acondicionadas em local resfriado para não estragar.

comentarios carnaval, bebê, Festa, folia, rua, cuidados