Disney Baby

Como cuidar da pele do seu filho no inverno

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Com o frio, a pele do pequeno pode ficar mais propensa a ressecamentos, dermatite atópica, entre outros problemas. Saiba o que fazer para evitá-los!

Como cuidar da pele do seu filho no inverno

Pele de bebê é a coisa mais gostosa do mundo: fininha, macia, delicada! Mas justamente por apresentar essas características, é também muito sensível, e exige cuidados frequentes - em especial no inverno, quando o frio e a baixa umidade do ar tendem a ficar mais pronunciados.

Por isso, para o post de hoje, separei algumas dicas de como manter a pele do filhote saudável nessa época do ano. Confira!

- Evite água muito quente. Quando a temperatura ambiente cai, tendemos a esquentar o banho, tanto para nosso uso como para o dos pequenos. Porém, dessa forma, a chance de ressecamento da pele aumenta! Assim, é importantíssimo que você mantenha a água próxima a 37°C (e para que o filhote não sinta frio, esquente o ar do banheiro, utilizando um aquecedor).

- Hidrate muito bem! O uso de hidratantes, se liberado pelo pediatra do seu filho, é extremamente recomendado nessa época do ano. Estando bem hidratada, a pele fica mais resistente aos invasores, uma vez que a chance de ocorrerem fissuras em sua superfície é menor. Outro benefício da hidratação está relacionado à dermatite atópica - crianças que apresentam esse tipo de reação alérgica (cada vez mais comum na infância) tendem a ter o quadro melhorado com o uso de hidratantes em todo o corpo, principalmente nas dobras dos braços e pernas (locais onde as lesões se concentram).

- Dê bastante água para seu filho beber. Por incrível que possa parecer, a hidratação que vem "de dentro" é extremamente eficiente! Por isso, não se esqueça de oferecer água constantemente ao pequeno - como normalmente eles não relatam sede, esse é um cuidado que deve partir dos pais e cuidadores. Além de deixar a pele com mais saúde, o hábito de tomar bastante líquido melhora a condição da mucosa respiratória, fazendo com que seu filho fique menos propenso a pegar um resfriado.

- Não esqueça o filtro solar. No verão, quando nossos filhotes passam o dia inteiro na praia ou na piscina, a primeira coisa que nos vem à mente é a necessidade de proteção contra os raios solares, não é mesmo? Já no inverno, uma grande porcentagem dos pais se esquece desse cuidado, que continua tendo importância máxima. Passe filtro solar no rostinho e nas partes expostas, sempre que o filhote ficar ao ar livre por muito tempo. Mas vale lembrar que 10 minutinhos de exposição diários sem filtro (até às 10h e após às 16h) também são recomendados, para que seu filho tenha a produção necessária de vitamina D em seu corpo.

- Tecidos sintéticos sobre a pele não são recomendados. O ideal é que as roupinhas que ficam diretamente em contato com a pele do filhote sejam 100% algodão - um tecido de fibras naturais, que facilita a transpiração. Começou a notar bolinhas ao longo do corpo de seu filho? Pode ser uma simples resposta a tecidos sintéticos, como o poliéster ou a poliamida. Deixe para utilizá-los quando o filhote crescer e contar com uma pele menos sensível.

(Foto: Donnie Ray Jones/Creative Commons)

comentarios bebes, pele do bebê, inverno