Disney Baby

Como preparar um chá de bebê gostoso e inesquecível

Confira o miniguia que preparamos com ajuda de organizadores de festas e mães que já conhecem os preparativos para a chegada do bebê. Aproveite!

Como preparar um chá de bebê gostoso e inesquecível

O chá de bebê é um ritual gostoso e divertido do qual a grávida não deve abrir mão. Reunir pessoas queridas, ouvir dicas das amigas que já passaram por isso e receber boas vibrações para a hora do parto são ótimas formas de se preparar para o novo ciclo que se inicia em breve.

Entretanto, como em toda festa, planejamento e organização são fundamentais para que o evento seja agradável. E o ideal é contar com a ajuda de uma amiga, irmã ou mesmo um organizador de festas para cuidar dos principais detalhes do chá de bebê. Dividir as tarefas com alguém já reduz – e muito! – as dores de cabeça, especialmente em uma fase de tanta ansiedade, cansaço e oscilação de hormônios.

“Além de ser muito divertido compartilhar as etapas com as pessoas de quem se gosta, na gravidez, a mãe precisa administrar muitas novidades. É o corpo que muda, a evolução do bebê, a organização de todos os detalhes para recebê-lo com conforto”, lembra Débora Prezotto Dal Bom Lipparotti, sócia da Festá e mãe da Manu, de 3 anos.

A expert em planejamento de festas recomenda a criação de um cronograma de atividades a serem feitas à medida que o chá de bebê vá se aproximando. A primeira (e talvez mais importante) é definir a data do evento. Nessa hora é preciso considerar, em especial, sua disposição da anfitriã da festa. É preferível que o chá seja feito entre 6 e 8 meses de gravidez. Assim, haverá tempo suficiente de integrar os novos presentes aos demais itens do enxoval.

Contagem regressiva

Definida a data, a programação deve ser iniciada com cerca de 3 meses de antecedência. Débora recomenda o seguinte cronograma:

3 meses antes:

  • Defina o número de convidados. Você vai querer uma festa grande (família, amigas, conhecidas e colegas de trabalho) ou pequena (apenas família e amigas íntimas)? Apenas para mulheres ou casais? Lembre-se de que muitos homens não curtem eventos estilo Clube da Luluzinha e, assim, para recebê-los também, uma boa pedida é o bom e velho churrasco.
  • Decida o local da festa. Para definir se o seu chá de bebê vai acontecer em casa ou no salão, além da questão financeira, é importante considerar o número de convidados, o tamanho da casa e, principalmente, a disposição da futura mamãe. Em casa, o clima costuma ser mais intimista, mas a bagunça continua lá quando todo mundo for embora. É importante também frisar no convite a duração da festa, que não deve passar de 4 horas, levando em conta o bem-estar da gestante.
  • Escolha o tema da festa. Aqui vale usar a criatividade. Para bebês meninas, uma decoração bastante comum é o chá de borboletas, enquanto, para meninos, o churrasco na selva pode ser uma boa opção, sugere Débora. Kátia Moreira, decoradora da Luly’s Balões e Eventos e mãe de três filhos, dá algumas outras sugestões: bonecas de pano, anjinho, corujinhas e passarinhos para as meninas e floresta e O Pequeno Príncipe para os meninos. Personagens infantis também são outra opção, o que vai deixar o visual mais colorido e vibrante.

 

2 meses antes:

  • Faça contato com os fornecedores (decoração, buffet, lembrancinhas, foto e filmagem). É importante lembrar que itens artesanais precisam em média de 45 dias para produção. Não deixe para última hora.
  • Revise a lista de convidados. Está faltando alguém?
  • Monte a lista de presentes. A melhor dica é pesquisar na internet, que oferece uma infinidade de sites que disponibilizam listas com quantidades e tamanhos de cada produto. Depois, coloque uma sugestão de presente para cada convite e reserve os itens mais caros (carrinho, enxoval) para avós e padrinhos. Se já tiver tudo, peça fraldas descartáveis, que - você vai ver - nunca são demais!

 

1 mês antes:

  • Envie os convites. Os convites em papel nunca saem de moda e podem ser combinados com o tema da decoração da festa. Entretanto, mandar convites digitais por e-mail ou pelas redes sociais não pega mal e pode ser mais prático do que ter que entregar pessoalmente.
  • Confirme os serviços com os fornecedores. Feche todos os detalhes, acerte a forma de pagamento e confirme a data e horário das entregas. Não se esqueça de que itens perecíveis devem ser entregues no dia da festa.
  • Programe a montagem da decoração. Se tiver contratado uma empresa, acerte os detalhes finais. Se estiver fazendo por conta própria, defina quem irá chegar mais cedo para que tudo fique pronto na hora.

 

Checklist para o grande dia!

  • Confira o cardápio. Como o chá de bebê costuma ser feito à tarde, o ideal é servir comidas mais leves. “Faça escolhas simples e de fácil preparo como canapés, minissanduíches, miniquiches, cupcakes. Se quiser algo mais prático, evite alimentos que sejam preparados na hora ou que precisem ser aquecidos ou mantidos em refrigeração”, sugere Elis Rinaldi, diretora de Marketing da Rica Festa. Assim a mesa poderá ser preparada um pouco antes da festa e demandará apenas reposição, sem nenhum preparo dos alimentos.
  • Acompanhe a decoração. “O ideal é que a decoração da festa de chá de bebê, acima de tudo, seja leve e transmita aconchego”, avalia Kátia. Cores neutras e claras combinadas com tons pastéis são coringas. Estampas coloridas também podem dar um toque especial à decoração, desde que bem harmonizadas com as cores básicas utilizadas.
  • Aproveite a festa! O chá de bebê é um momento único, que ficará guardado para sempre na memória. Tudo já está pronto e agora é hora de relaxar e curtir. E as fotos vão ficar incríveis, retratando o clima de expectativa, alegria e ansiedade que toma conta não só da mãe, mas também de toda a família. Vai ser superbacana vê-las logo depois e até muito tempo depois da festa, acompanhada do pequeno ou pequena que já vai ter chegado.

 

Programe as atividades

Frequentes em chás de bebês, as brincadeiras nem sempre são bem-vindas. Se este for se caso, para evitar constrangimentos, diga isso aos convidados educadamente já no início da festa. Mas para as mães mais animadas, algumas sugestões de atividades são:

  1. Onde nos conhecemos? Anonimamente, os convidados devem descrever como conheceram a futura mamãe e também sugerir uma prenda. Na hora de ler os bilhetes, a anfitriã tem que adivinhar quem o escreveu. Se errar, paga um castigo.
  2. Qual o tamanho da barriga? Na entrada da festa, os convidados devem cortar uma fita de cetim no comprimento que julgarem corresponder à largura da barriga da gestante Quem chegar mais perto ganha uma surpresa.
  3. Quem é a próxima? As convidadas devem trocar a fralda de uma boneca com apenas uma mão. Quem fizer em menos tempo ganha uma surpresa; quem demorar mais, paga um castigo.
  4. Adivinhe quem é? No convite, todos os convidados são avisados para trazerem uma foto de quando eram crianças. A anfitriã deverá adivinhar quem é cada um e pagará um castigo cada vez que errar.