Disney Baby

Como um bebê muda sua vida

Existe uma infinidade de mudanças, muitas para o lado bom

Como um bebê muda sua vida

Quando você anuncia que decidiu aumentar a família, é dada a largada dos conselhos não solicitados.  Assim que contei aos meus amigos que estávamos tentando engravidar,  no nosso primeiro ano de casamento, nem sei quantas vezes ouvi: você tem certeza de que está pronta? Porque um bebê muda a vida radicalmente.

E essa pergunta não é feita para você ver o lado bom da coisa, não. É mais como um código para te dizer que um bebê vai atrasar sua vida. Interferir na sua carreira, em sua vida de recém-casada. “Pense se não é melhor esperar sua vida estar mais estável”.

A verdade é que meu desejo de ser mãe era uma das poucas coisas em uma vida instável que já havia sido resolvida. Durante toda a minha vida, eu sabia que queria ser mãe. O desejo de ser mãe estava escrito em meu DNA. Bordado nos meus lençóis. Tatuado em meu coração.

Fui avisada mil vezes que, com um bebê, você não pode fazer o que quer. Largar tudo e sair. Foi então que veio uma imagem em minha cabeça: eu largando o bebê no meio de uma refeição, em seu cadeirão, e indo para Las Vegas... curtir.

Havia também aqueles conselhos bem intencionados sobre o óbvio. Você nunca mais vai dormir de novo. Diga adeus à vida a dois. Você viu o preço das fraldas? Caríssimas.

Não há como negar: um bebê vai mudar a sua vida. Mas dentre todos os alertas de amigos, eu gostaria que alguém tivesse dito:

Não é possível imaginar que temos essa capacidade de amar. É verdade que às vezes você não vai se conectar instantaneamente com seu bebê. Para algumas mães, isso leva dias ou até semanas. Mas quando acontece, não tem mais volta. É para a vida toda.

Você está se juntando a uma irmandade de mães de todas as culturas, que atravessa o tempo. De todas as reflexões sobre maternidade que escuto, a mais frequente é que ao ter filhos, você entende mais e se coloca mais no lugar da sua mãe. Não só isso. Se tornar mãe permite que você veja o mundo da perspectiva de todas as mães. Você se torna mais intuitiva, sensível, protetora e cuidadora.

Suas prioridades vão mudar, mas você se compreenderá ainda mais. De repente, você vê o que realmente importa na vida. Seus valores são mais nítidos quando você está se tornando o exemplo para outra pessoa, e esse minúsculo par de olhos constantemente fixos em você mantém tudo em perspectiva.

Então sim, ter um bebê mudará sua vida. Mas junto com a privação de sono e a perda da liberdade, virão coisas boas que você nunca imaginou.

Texto original por Mary Lauren Weimer

(Imagem: Getty Images)