Disney Baby

Cuidado com os casacos!

Por Marina Breithaupt

Roupas de inverno volumosas podem ser fatais em caso de um acidente de carro

Cuidado com os casacos!

Dia desses, enquanto navega pela internet, pipocando entre os sites de notícias que mais gosto de acompanhar, me deparei com uma matéria que me assustou bastante.

O texto falava sobre um estudo em que foi comprovado os riscos de se utilizar a cadeirinha dos bebês quando eles estão vestindo roupas de inverno muito volumosas. Um vídeo demonstrava, na prática, os reais danos em caso de uma colisão.

Confesso que mesmo tendo três filhos nunca parei para pensar sobre isso. Os casacos e seu volume acabam por fazer as cadeiras de automóveis perderem sua segurança, já que os cintos acabam não sendo ajustados da maneira correta, criando um espaço entre eles e o corpo do bebê.

Nunca fiz essa relação, mas com a chegada da época mais fria do ano fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei uma fonte atual, pois o estudo que li primeiro era de 2015.

Segundo o novo levantamento, quando um bebê é acomodado em uma cadeirinha vestindo casacos volumosos, os cintos ficam com uma sobra, assim um impacto pode ser fatal. AQUI você pode encontrar o vídeo com a demostração.

Nesta matéria do site Todayos testes realizados por uma empresa especializada em impactos de automóveis, comprovou os riscos de graves danos corporais ou até a morte de bebês acomodados de maneira errada em suas cadeirinhas.

Eu fiz o teste, somente para deixar mais clara essa "sobra". Coloquei a Mel com um casaco de inverno, como já fiz inclusive em diversas ocasiões, ajustei o cinto e depois tirei o casaco. O espaço entre o corpo da criança e do cinto da cadeira fica realmente grande, no caso de um impacto, essa seria a distância entre os cintos e o corpo dela. Nada seguro!

Enorme, né? Ajustar os cintos para que fiquem bem próximos ao corpo do bebê é de extrema importância para garantir a segurança. Incorpore essa "regra" de sempre acomodar as crianças sem casacos ou blusas volumosas. Caso esteja muito frio, coloque o casaco ou até mesmo uma mantinha por cima do cinto.

Quem é mãe sabe que tirar e colocar os pequenos na cadeirinha nem sempre é uma tarefa fácil. Sim, ganhei mais um "complicador". Agora no inverno, o "tira e põe" na cadeirinha ganhou um "tira e põe" de casaco também - pois acho mais fácil já deixar os cintos na medida certa. Porém sei que é para a segurança, para um bem maior.

Achei importante alertar sobre o assunto, segurança em primeiro lugar!

Um beijo,

Fonte: Today.com/parents

(Imagem: Shutterstock e arquivo pessoal)