Disney Baby

Cuidando das roupinhas do bebê

O enxoval do seu filho precisa de tratamento especial. Saiba como e quando lavar e guardar as peças que ele irá vestir

Cuidando das roupinhas do bebê

Olhar mil vezes as roupinhas que já ganhou e imaginar seu bebê dentro delas é coisa que toda gestante ama fazer. E como resistir? Aquelas peças tão pequeninas e cheias de charme logo estarão aquecendo o presente mais valioso que você poderia ganhar: seu filho.

E por isso mesmo o enxoval precisa de um cuidado especial. A pele dos pequeninos é muito delicada e precisamos evitar todo tipo de irritação, alergia e desconforto. Mas fique tranquila, não se trata de nada muito complicado. Pequenas atitudes vão deixar as roupinhas do seu filho limpas, cheirosas e seguras para ele usar.

“Eu lavei as roupinhas da Isabella com sabão de coco líquido e as guardei em saquinhos herméticos, tipo zip-loc, quando estava com 33 semanas de gestação”, conta Laís Rosa Baptista, mãe de Isabella de 1 ano e Natália de 6.

Assim como Laís, o ideal é que você comece a fazer isso entre 33 e 35 semanas, para ter tempo de deixar tudo organizado e limpinho antes que o barrigão e o cansaço normais das semanais finais lhe atrapalhem.

Com a ajuda da baby planner Aline Jafet, da Daniele Assessoria para gestante, elaboramos um miniguia para você preparar as roupinhas para a chegada do seu bebê. Esses cuidados devem se estender até o bebê completar 3 meses de vida. 

1
Separe as roupas que deverão ser lavadas primeiro. Peças tamanho M e G podem esperar um pouco, já que não serão usadas no primeiro mês. Lave também as toalhas, lençóis e paninhos que serão utilizados. Procure fazer isso cerca de 5 semanas antes da sua data provável de parto.
2
Se quiser lavar todos os tamanhos de uma única vez, depois de secas e passadas, deixe as peças maiores (tamanhos M e G) guardadas em sacos para não ficarem empoeiradas.
3
Não guarde as roupinhas com sachês perfumados, pois o cheiro forte pode fazer mal para o bebê.
4
Use sabão líquido neutro ou de coco por serem mais delicados e deixarem menos resíduos nas peças.
5
Como as roupinhas ainda nem foram usadas (e assim não estão de fato sujas), podem ser lavadas à mão. “O simples fato de ficarem imersas com o sabão adequado é suficiente”, explica Aline, que também reforça que as peças devem ser bem enxaguadas até você ter certeza de que todos os resíduos foram eliminados.
6
No caso de usar máquina de lavar, faça isso separadamente das roupas do resto da família, para evitar que as do bebê sejam contaminadas.
7
Quando utilizar a máquina, coloque as roupas com detalhes delicados dentro de saquinhos especiais ou fronhas de travesseiro para não serem danificadas.
8
Se sua casa for bastante ensolarada, você pode deixar o enxoval tomando sol algumas vezes. Este cuidado ajuda a eliminar ácaros.
9
As roupas de lã devem ser lavadas à mão. “Essa peças devem ser secas deitadas sobre alguma superfície - e não penduradas”, alerta Aline. Isso evita que deformem.
10
Procure passar a ferro todas as roupinhas para que o calor possa eliminar ácaros, fungos e outras impurezas.
11
Muitas mães estão utilizando fraldas de pano modernas. Para lavá-las, retire o excesso na sujeira com água corrente e deixe-as de molho em um balde com água e 1 colher (sopa) de vinagre branco - ou apenas separadas, para que sejam todas lavadas juntas ao final do dia. Proceda a lavagem como faz com as roupinhas.
12
Algumas empresas de lavanderia contam com um serviço especial para roupas de bebê. Se possível, opte por lavar as roupas em casa, pois os produtos usados por algumas lavanderias podem oferecer riscos de alergia aos bebês.
13
Depois que o bebê nascer, para retirar manchas de cocô das roupinhas, tire o excesso com água e esfregue sabão de coco – melhor fazer isso assim que tirar a roupa do seu filho para evitar que a mancha permaneça. Deixe, então, a roupa de molho em um balde de um dia para o outro e, depois, lave-as com as demais peças da criança.
14
Falando em manchas, quando a roupa apresentar alguma alteração, lave-a imediatamente para evitar que a mancha se torne permanente.
comentarios cuidados, roupas, bebê, maternidade