Disney Baby

Espere e observe

Por Jorge Freire Jr.

Sair correndo no primeiro choro do seu filho pode não ser a melhor reação

Espere e observe

Os pais são desesperados, sem exceção. Eu fui um que saia correndo para ver o que tinha ocorrido com o Padawan no primeiro chorinho que ele dava à noite.

Confesse, você fazia (ou faz) o mesmo, certo?

A razão é simples: preocupação. Ficamos inseguros em deixar aquele ser pequenininho dormindo no quarto ao lado. E se ele engasgar? E se ele tiver fome? E se a fralda explodir de tanto xixi?

Porém, algo que aprendi é que precisamos saber esperar e observar para entender as razões do choro.

Sair correndo logo no primeiro choro do seu Padawan, quando ele está dormindo, é um erro. O que ocorre é que os recém-nascidos tem um ciclo de sono de duas horas. Ou seja, eles não conseguem ligar um ciclo ao outro e o resultado são choros. E, nós, os pais e mães, apenas dificultamos o aprendizado deles em ligar um ciclo ao outro.

Quando o seu Padawan chorar à noite, espere e observe. Se ele passar mais de dois minutos chorando, aí sim intervenha, pois pode ter algo errado (fome ou fralda suja). Se ele parar é porque conseguiu ligar um ciclo no outro. Nesse momento você pode chorar de emoção!

Essa técnica de esperar e observar irá ajudar seu Padawan a dormir todas as noites depois de uns 2, 3 meses. E, sinceramente, é isso que queremos, não?

(Foto: Acervo pessoal)